Nelson Pereira dos Santos. Raízes do Brasil.

     O cineasta Nelson Pereira dos Santos,  que morreu no Rio em abril, diretor e produtor de clássicos nacionais como Vidas Secas e Rio 40º, foi um dos mais importantes cineastas brasileiros. Junto a outros nomes, abriu uma nova era com o chamado Cinema Novo, nos anos 50.

      Menciono apenas um detalhe sobre o Cinema Novo: a fotografia de Vidas Secas. O preto e branco brilhante parece transportar a luz do sol. É uma das características do Cinema Novo. 

     Vai aí o documentário que Nelson fez em 2004 focando o intelectual e professor Sérgio Buarque de Holanda, sociólogo e escritor, pai de prole famosa, como o compositor Chico Buarque de Holanda e a cantora Miúcha, é daquelas coisas obrigatórias para qualquer brasileiro. Entender e conhecer melhor Sérgio Buarque de Holanda é conhecer melhor o Brasil. O filme, que leva o nome da obra-prima da sociologia de Sérgio, está na íntegra no Youtube. Não sei se de forma legal. Fds. Vai aí como homenagem a Nelson e a Sérgio. Não ganho nada com meu blog. Só a alegria de fazer.

 

Nelson Pereira dos Santos. Raízes do Brasil parte II.

Nenhum comentário: