Clipe oficial do Vai-Vai 2019. GRCSES Vai-Vai. 81 anos.

     Eu não sou a Leci Brandão, não acompanho todas as escolas e não fico fazendo comentário sobre quem é compadre de quem, quem come quem, quem dá pra quem, quem mora na comunidade não sei de onde. A minha parada é o Vai-Vai e pronto. Mesmo este samba ruim tá valendo.

 

     Resuminho pra quem não manja: "o" Vai-Vai. A escola é assim chamada, pelo artigo "o", porque teve início como um bloco, ou cordão, "o" Saracura, no bairro do Bexiga, região central de São Paulo. Há por ali, hoje completamente canalizado, um córrego chamado Saracura, cujo nome remete a uma espécie de pássaro ribeirinho. Apesar do Bexiga ser reduto famoso da colônia italiana, o Saracura foi criado pela comunidade negra da região. Deixou de ser Saracura e tornou-se Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Vai-Vai em 1º de janeiro de 1930. Está completando 81 anos. O Vai-Vai, ou, pode ser também, "a" Vai-Vai, é a maior campeã do Carnaval de São Paulo, com quinze títulos.
 
     Vale lembrar que o Vai-Vai anda meio esculhambado no aspecto político. Setores disputam o poder na agremiação de forma não muito honrosa. Bate-bocas e acusações estão comuns. Isso prejudica.
    

Nenhum comentário: