Abôio - Um Brasileiro do Sertão (Vaqueiro Pedro Coelho)

     ôôôôôôiii, eeeeh booooi...

    Acho bacana isso. O canto do aboiador. O canto do sertão brasileiro de tocar e chamar o gado, cantado em rimas e repentes. Hoje em dia, acho, é mais tradição do que prática efetiva. Mas é manifestação cultural que deve ser mantida. Isso me leva a Euclides da Cunha. Não há, evidentemente, referência direta. é uma associação minha. É que o canto do aboiador vem das caatingas e as caatingas estão em Os Sertões. E há poesia encartada no canto do aboiador. E cantor aboiador tem mais que mandacaru. Mas o vaqueiro Pedro Coelho, de Acopiara, Ceará, é um dos mais originais que eu já vi. 
 


     O que é o sertão? Geograficamente, indicando sem desenhar mapas, mas de forma rudimentar e clara, o sertão são os grotões do Brasil. Há o sertão seco, compreendido pelo norte da Bahia e o sul de quase todos os Estados do Nordeste, vistos com clareza na obra de Euclides da Cunha, ou o norte de Minas e leste de Mato Grosso e Goiás, visto por João Guimarães Rosa. São ambientes distintos, mas todos podem ser chamados de sertão. O sertão é, portanto, uma região imensa, o que faz com que a expressão seja bem genérica. Vale lembrar ainda que o Brasil moderno e cortado por estradas eliminou bastante o sertão conceituado como espaço selvagem e rústico. 
  

Nenhum comentário: