Teaser. Soldados do Araguaia.

     Através de depoimentos dos próprios soldados, o documentário de Belisário França tem a intenção de expurgar a atuação do Exército Brasileiro na região do rio Araguaia, durante a ditadura militar dos anos 60. Havia ali um foco de guerrilha de esquerda que se homiziava na mata. 

 

     O Exército Brasileiro cometeu imensos erros na história, como, por exemplo, a Campanha de Canudos, na virada dos séculos XIX e XX. Logo após ter derrubado o imperador e instaurado uma república mequetrefe, cheia de acordos espúrios e mal copiada dos Estados Unidos, o Exército varreu do mapa o vilarejo armado de um beato louco por firmar a opinião de que ele era "monarquista". O Araguaia foi mais um erro, mais uma mancha na história do Exército. Aproveitou-se por estar no comando de um regime de exceção para aniquilar inimigos. Os erros não estão na atuação em si, mas na motivação. E, enfim, Exército, Marinha e Força Aérea estão preparados para "destruir". Está no DNA, está na história e está na natureza da atuação. Alguém já viu exército bonzinho? Se é bonzinho não é exército.

     Na famigerada "Intervenção Militar" do Rio de Janeiro atual, onde as Forças Armadas assumem as vezes do Secretário de Segurança Pública, o general comandante já disse em claras letras: ou prende ou mata. Está errado? Está sim. Mas é o que o Exército sabe e está preparado para fazer. Exército não pode atuar como segurança pública. O quadro preocupa. 

Nenhum comentário: