Salvador, Bahia, Brazil.

     Não costumo gostar deste tipo de vídeo timelapse, com imagens corridas. Geralmente mostram tudo rapidinho sem mostrar nada de forma consistente. Mas este, enfim, tem imagens bonitas. Salvador É uma cidade bonita, apesar de viver momento complicado no aspecto segurança pública. Como grande capital brasileira, ela não tem isso como privilégio, mas a coisa anda mais grave por lá do que em outros lugares igualmente complicados, como São Paulo e Rio. Mas Salvador é bonita. A beleza paira acima dos problemas. São dezenas de igrejas centenárias de arquitetura rococó, praias, pontos históricos como o Pelourinho, os faróis e o Elevador Lacerda. 




     "Você já foi à Bahia, nêga? Não? Então vá! Quem vai ao Bonfim, minha nêga, Nunca mais quer voltar. Muita sorte teve, Muita sorte tem, Muita sorte terá Você já foi à Bahia, nêga? Não? Então vá! 

Você Já foi à Bahia, nêga (Dorival Caymmi)

    Vamos a algumas notinhas interessantes. O samba Você Já Foi à Bahia fez parte da trilha musical da animação de Disney de 1944, The Three Caballeros. E vale lembrar ainda que o compositor Dorival Caymmi era amigo pessoal de outro baiano ícone, o escritor Jorge Amado. Eles se conheceram no Partido Comunista. Foi Caymmi quem apresentou a Jorge a mulher paulista, Zélia Gattai.

     A Bahia tem, atualmente, outros ídolos, como Carlinhos Brown e Ivete Sangalo, mas eu costumo passar por cima da atualidade baiana, sinceramente.
   

Nenhum comentário: