Luiz Antonio Simas. História. As escolas de samba.

     O historiólogo e professor Luiz Antônio Simas fez esta pequena série de vídeos explicando e contando sobre as escolas de samba. Para mim foi muito útil porque esclareceu aluns conceitos que eu tinha e tenho sobre sambas-enredo. Eu não aprecio sambas-enredo. A maioria é uma porcaria de lascar, cheia de clichês, harmonia idêntica e melodia pobre. Mas o professor Simas explica tudo direitinho, especialmente como, a partir de quando e por que eles ficaram recheados de besteiras. O professor Simas não tem esta minha visão irônica e crítica. Eu cresci lendo e absorvendo Stanislaw Ponte Preta (vejam notas abaixo). O discurso de Simas vai no sentido de validar tudo e expor a história. Eu respeito. Estes vídeos enriqueceram meu conhecimento. Sambas-enredo são chatos e feios mas não podemos relegar a importância do paralelismo entre eles e o desenvolvimento da cidadania da população mais pobre, aquela que sempre viveu e carregou o estandarte das escolas. Há, portanto, muito mais do que sambas-enredo nas aulas dele. Vale a pena assistir. 

 

Video 2  Video 3  Video 4  Video 5

     Um detalhe que eu sempre lembro quando o assunto é samba-enredo é que, nos anos 60, o cronista Stanislaw Ponte Preta (1923-1968) fez sucesso com o Samba do Crioulo Doido, cantado pelas moças do Quarteto em Cy, grande onda pra cima dos sambas-enredo, que conta sobre o compositor que, para homenagear a história, compôs uma miscelânea desgraçada. 

     Se vivesse hoje, Stanislaw encontraria problemas e seria acusado de racismo, machismo e outros ismos. Já li quem afirme que o patrulhamento politicamente correto e os linchamentos de redes sociais da atualidade, como ferramentas de censura, são piores do que a ditadura militar, a grande inimiga de Stanislaw.

     Vai aí porque é obrigatório para o confronto ao discurso do professor Simas. A voz do início da gravação é do autor, o cronista Sérgio Porto, pseudônimo Stanislaw Ponte Preta. A composição fazia parte do "Show do Crioulo Doido", de Stanislaw e as moças do Quarteto.

Quarteto em Cy. Samba do Crioulo Doido.

Nenhum comentário: