Documentário. Rescate.

     O filme acompanha a rotina de trabalho dos voluntários da Ambar Volunteers Paramedics, da República Dominicana. O país é pobre, carente de estrutura e eles são fundamentais. Diferente do Brasil, onde temos paramédicos, enfermeiros e soccorristas servidores públicos do SAMU ou profissionais do Corpo de Bombeiros. No Brasil não há voluntariado para serviços de emergência.


     Inevitável algumas notas comparativas.

     Notei no vídeo que eles trabalham com ambulâncias sem muitos recursos. Colocam o acidentado e saem no pinote. É o que podem fazer. O filme não mostra os hospitais. Para ser sincero, não devem ser grande coisa. Aí é o seguinte: se você for passear na República Dominicana, fique esperto. 

     O Brasil não é um país de primeiro mundo, embora não seja do terceiro, mas temos importante estrutura de atendimento de emergências instalada via SUS. Funciona bem em alguns locais, como São Paulo, e não tão bem em outros, como Norte e Nordeste. Mas sempre funciona. No Brasil ninguém é deixado na sarjeta. E há hospitais públicos completamente gratuitos da Amazônia aos Pampas, nem sempre bons, como eu já disse, mas sempre melhores do que nada. 
   

Nenhum comentário: