Banda de Ipanema. Desfile 2017

     Oba, voltando um pouquinho ao Carnaval. Taí um clipe do desfile 2017 da Banda de Ipanema.

     Há um problema neste vídeo. Trocaram o charme do som original pela gravação da marchinha Cidade Maravilhosa (André Filho, 1906-1974)). Isso decepciona quem conhece e gosta do som da banda, cujo amadorismo faz parte do show. Além de tudo, o grande carro chefe do bloco é o choro Carinhoso, de Pixinguinha (Alfredo da Rocha Vianna Filho, 1897-1973). A gravação é da própria banda mas retira a graça espontânea. Enfim, Ok, tá valendo. Não vou ser chato e dizer que tudo está perdido. O vídeo perdeu apenas a espontaneidade. 





      Fundada em meados da década de 60, a Banda de Ipanema é a mais icônica manifestação de carnaval de rua do Rio de Janeiro ainda em atividade. Ressalte-se sua capacidade de resistência, que ficou evidenciada durante a ditadura militar, especialmente nos anos de chumbo (início dos anos 70).

        Site com mais informações pra quem quiser dar uma espiada: Banda de Ipanema.

     O Rio está decaído, degradado e perigoso, mas a beleza da interação cidade-natureza e certos ícones culturais, como a Banda de Ipanema, ainda resistem e revelam a cidade fulgurante do passado recente, que foi a capital do império e da república até a construção do elefante roxo chamado Brasília. 

Nenhum comentário: