Trio Nordestino e Lucy Alves. Carcará.

     A Biscoito Fino divulga esta pérola que vale compartilhar. O Trio Nordestino hoje é formado pela segunda geração dos músicos que acompanhavam Luiz Gonzaga. Neste clipe, ele canta junto com Lucy Alves a música de João do Vale, Carcará (*). A canção surgiu no espetáculo Opinião, dirigido por Augusto Boal, em 1964, no Teatro de Arena. Maria Bethânia atuava no espetáculo e gravou a canção com sucesso. Animação Rafael Rodrigues.



     Uma historinha sobre João do Vale. 

    Um dos muitos fatos pitorescos que contam sobre o compositor João do Vale é o relatado pelo parceiro e poeta pernambucano Luiz Veira. João, depois do sucesso de Carcará, começou a achar que deveria utilizar palavras difíceis em suas composições. Vieira, que sabia que João, maranhense do sertão, era tosco e semianalfabeto, alertou, cauteloso:
     - Não escreva sobre o que não sabe.
     Quando João surgiu com a letra de Na Asa do Vento, Vieira topou com o verso “Deu meia noite/a lua faz o claro/eu assubo nos aro/vou brincar no vento leste”.
     - De onde você tirou esse "vento leste"?
    E João:
    - De noite liguei o rádio na Hora do Brasil e ouvi "Aviso aos navegantes: vento leste soprando pra sudoeste”.
(Do livro de Tarik de Souza, MPBambas, Histórias e memórias da canção brasileira).

(*) Carcará: ave de rapina. A música de João do Vale fala do carcará presente no sertão nordestino, de sua vivência de infância, mas a ave, da família dos falcões, está presente em todo o nordeste-centro-sul do território brasileiro, o que quer dizer menos a Amazônia, que é selva. É grande. Maior do que os gaviões comuns.

Nenhum comentário: