António Zambujo. Pica do 7.

     Um pouco do melhor da música popular portuguesa, o cantor António Zambujo. Clipe gravado no famoso elétrico (bonde) de Lisboa. O clipe é de 2014, mas como Zambujo é conhecido no Brasil apenas em círculos mais restritos, está valendo. 

     A semântica.

     Fui dar aquela espiada na letra escrita (aqui) e imagino que muitos brasileiros não conteriam o riso ao lerem versos como "e o meu peito séptico, por um pica de elétrico voltou a sonhar". Ou ainda, e pior, "mais nada me dá a pica que o pica do sete me dá". Epa, hehe. Enquanto no Brasil a palavra pica significa, de forma ampla, o órgão genital masculino, em Portugal, para além dos significados mais conhecidos, como injeção e picada, segundo minhas pesquisas, e segundo as intenções aparentes deixadas pela letra de Zambujo, significa também entusiasmo. Ok, picardias e divergências semânticas à parte, a música e as imagens são muito bonitas. Se o brasileiro abstrair a ideia de sátiro, quase infantil, mas inevitável, poderá perceber a poesia e o encanto de Zambujo e do bondinho romântico de Lisboa.

     Zambujo cantará em Beja, em junho, com o brasileiro Ney Matogrosso.

 

     Brasil e Portugal falam o mesmo idioma, mas, para muita coisa, não falam a mesma língua.

Nenhum comentário: