Rap napolitano. Ntò & Enzo Dong.

     Um assunto puxa outro. Falei ontem do ator Salvatore Esposito, que lança livro contando sua trajetória de menino pobre em Nápoles, tentando passar exemplo para gerações mais recentes, e hoje falo do rap de Nápoles. O gênero penetrou forte na cidade e derrubou as velhas e tradicionais canções românticas. Gerado nos guetos pobres dos Estados Unidos, chegar a Nápoles foi uma transposição natural. Pesquisando o assunto, encontrei esta dupla, Ntò & Enzo Dong. Não é necessário saber italiano nem o dialeto napolitano (difícil) para entender que este clipe fala da sedução que o crime organizado exerce sobre as novas gerações. Não aprecio rap, mas este, intitulado Il Futuro Adda Venì, vale a pena pelo tema e pelo cenário.

 

       Início de retirada de famílias de Scampía ocorrerá quinta-feira. 

     O clipe foi gravado em Vele di Scampía (acento tônico no i), os famosos conjuntos de apartamentos construídos nos anos 60 para abrigar famílias carentes, com pretensão de arquitetura modernista, mas que serviu de ninho ao crime organizado por muitos anos, e ainda serve. A partir desta quinta-feira, 10 de novembro, a prefeitura (Comune) de Nápoles inicia um programa de retirada de moradores do local, entregando apartamentos especificamente construídos para realocamento em outros bairros. Scampía incomoda faz muito tempo. O poder público é lento, quando não omisso. Mas esvaziar Scampía não destruirá o crime organizado. Ele muda junto com as pessoas para onde elas forem.

     Roberto Saviano.

     O clipe me lembrou ainda do novo romance de Roberto Saviano, La Paranza dei Bambini, o primeiro dele em estilo ficcional, que conta sobre a mutação da Camorra, cada vez mais utilizando mão de obra jovem, e cada vez mais jovem,

Nenhum comentário: