Som dos canyons. R. Carlos Nakai.

     Depois de 48 horas sem internet fixa, eis me de volta. O premiado flautista americano R. Carlos Nakai tem origem na tribo Navajo. O som dele, apoiado em pesquisas sobre os povos indígenas, é diferente, mas bonito.



     E seguindo mais um pouco com o assunto sobre índios americanos, lembro uma frase bacana: não se vende a terra onde os homens andam (one does not sell the earth upon which the people walk), de Crazy Horse, o Cavalo Doido, chefe da tribo Lakota que na batalha de Little Bighorn (25 de julho de 1876) destruiu a cavalaria do General Custer. A frase encontra-se no livro de Dee Brown, Enterrem meu Coração na Curva do Rio. 
    
      Antigos habitantes da terra e do espaço invadidos sem piedade, os numerosos povos indígenas da América foram praticamente dizimados durante a construção da civilização americana. Os que sobraram na história foram isolados e tratados com preconceito por séculos.  Além de sempre figurarem como os maus em filmes de Hollywood, obras que deram fama e dinheiro ao caricato, canastrão e xenófobo John Wayne.

Nenhum comentário: