Cenas do Brasil. Toxic Guanabara, The Sad Bay.

     Faz muito tempo que a imagem do Rio de Janeiro é passada para o exterior através da paisagem da chamada Zona Sul, com Ipanema, Arpoador e Copacabana, e com som de bossa nova. Isso já se transformou em um clichê meio borocoxô. A cidade é muito mais. É gigantesca. Uma metrópole com dez milhões de habitantes. Com a Olimpíada, alguns aproveitam a oportunidade para demonstrar como a riqueza natural da cidade, a Baía de Guanabara, está sofrendo com o desrespeito da população e das autoridades. É o caso do biólogo Mario Moscatelli. Neste primeiro episódio da web série Toxic Guanabara, chamado The Sad Bay (a baía triste), ele dá o recado e mostra a situação aterradora da ignorância, da incompetência e da falta de investimentos.



     Vale ressaltar que o problema sanitário do Brasil não é geral. Há exceções. A minha cidade, Campinas, Estado de São Paulo, por exemplo, tem quase cem por cento de esgoto tratado.

     Não é preciso ser técnico em sanitarismo para saber que políticas para uma cidade limpa possuem dois vetores fundamentais: a educação da população, com a separação e a coleta do lixo reciclável, e o investimento em estações de tratamento. Mas o Rio está em situação econômica lamentável. Mal paga seus servidores. Vai investir o quê?

     Quem quiser, vá até a página Toxic Guanabara. Lá está o episódio 2. Toxic Guanabara  

Nenhum comentário: