Japão bêbado. Fotos Kenji Kawamoto.

     O álcool afeta toda a população do mundo. Cada país tem características culturais próprias. Por exemplo, e sempre abordando pelas linhas gerais, brasileiros, europeus e americanos bebem socialmente. Russos bebem porque... bem, russos bebem simplesmente porque gostam de enfiar o pé na jaca. Mas os japoneses, diversamente de outros povos do mundo, bebem para exorcizar a opressão. Sempre que um japonês enche a cara é porque não está psicologicamente bem devido os padrões rígidos da cultura japonesa. E parece que o problema está aumentando e estão surgindo cada vez mais pessoas largadas pela rua, especialmente homens de uma sociedade ainda machista. O fotógrafo Kenji Kawamoto captou todo o espírito carregado do alcoolismo japonês nestas fotos de cidadãos caídos em locais públicos.



     Impossível não notar o detalhe. Este rapaz está jogado em um local que parece ser uma estação de metrô. Do lado estão os sapatos e a bolsa. Em um certo país abaixo do Equador, cujo povo é alegrinho, toma cerveja e canta samba, já lhe teriam roubado até a cueca. 

     As cenas me lembraram do filme Dodeskaden, o primeiro trabalho em cores de Akira Korosawa, que conta sobre a população bêbada e pobre de um bairro de Tóquio nos anos 70.

Nenhum comentário: