Cinema. Trailer de São Sebastião do Rio de Janeiro.

     Interessante. A Ancine anuncia para o dia 26 de maio o lançamento de São Sebastião do Rio de Janeiro, o documentário que pretende "explicar" o Rio de Janeiro, suas significações léxicas, como a palavra carioca, e a cultura da cidade em geral, através de depoimentos de moradores ilustres e acadêmicos. Produção Bang Filmes, direção Juliana de Carvalho.




     Sempre que eu falo do Rio de Janeiro eu lembro desse detalhe. O escritor Machado de Assis (1839-1908) foi um dos cariocas mais interessantes da história. Jamais viajou, jamais deixou o Rio. E ambientou na cidade quase todos os seus romances, utilizando-a como cenário. Lembro-me de uma exceção, O Alienista, em que ele fala de Itaguaí. De todo modo, não foi longe. Mas é curioso que pouco falou sobre o Rio diretamente. Um dos únicos textos está nesta crônica da série intitulada Bons Dias.

     Vi não me lembra onde... 

     É meu costume; quando não tenho que fazer em casa, ir por esse mundo de Cristo, se assim se pode chamar à cidade de São Sebastião, matar o tempo. Não conheço melhor ofício, mormente se a gente se mete por bairros excêntricos; um homem, uma tabuleta, qualquer coisa basta a entreter o espírito, e a gente volta para casa "lesta e aguda", como se dizia em não sei que comédia antiga. 

Leia mais. Machado de Assis. 21 de janeiro de 1889. Bons Dias

Nenhum comentário: