Instituto Jacob do Bandolim e Casa do Choro leiloam pertences de Jacob.

Lá vou eu falar de Jacob novamente. Desculpem se me repito, mas ele foi um compositor popular importante. Nome completo: Jacob Pick Bittencourt (1918-1969).

O Instituto Jacob do Bandolim e a Casa do Choro realizam leilão de pertences pessoais e instrumentos musicais de Jacob (1918-1969). A iniciativa começou dia 3 de agosto e vai até dia 21. Gostaria de poder arrematar pelo menos a caneta tinteiro Parker, com lance mínimo de 500 reais. A Casa do Choro fica na rua da Carioca, 38, Centro, Rio de Janeiro.




Uma curiosidade sobre Jacob: apesar de ter vivido o século XX, não há sobre ele, pelo menos que se conheça publicamente, nenhum vídeo ou filme de suas apresentações, algumas imortais, como o show Jacob, Elizeth Cardoso e Zimbo Trio, em 19 de fevereiro de 1968, no Teatro João Caetano. O show foi gravado ao vivo e ficou eternizado em dois álbuns, considerados por muitos críticos como as melhores gravações de Música Popular Brasileira (MPB) de todos os tempos. Há com Jacob, infelizmente, apenas fotos e seus áudios magníficos, o som límpido dos bandolins feitos da mesma madeira com que eram feitos os tamancos portugueses. Os instrumentos eram encomendados a um luthier até hoje desconhecido.

Clique para ouvir as faixas Barracão (Luiz Antonio e Oldemar Magalhães) e Carolina (Chico Buarque de Holanda). 

Jacob do Bandolim, Elizeth Cardoso e Zimbo Trio. 

Nenhum comentário: