Hoje, 25 de abril, é o dia em que a Itália comemora sua libertação do jugo nazista. É a data que, em 1945, os Partizanos, dando conta da decadência física, moral e material do exército alemão, resolveram botar pra quebrar e dar início a um movimento que aniquilaria a invasão.
Pois bem, a canção Bella Ciao, que o mundo inteiro canta, de muitos modos e por variados motivos, e que até em série espanhola já surgiu, vem daqueles tempos. Na essência, significa a luta pela liberdade. Achei tocante este clipe, que lança a canção aos problemas atuais de guerras na Ásia Ocidental, imigrações desumanas e fome endêmica. A voz é de Monica Colonna. A menininha síria que surge logo no início do vídeo rasga o coração de qualquer um.


Nenhum comentário:
Postar um comentário