Sertão Veredas, Egberto Gismonti.

     Isto foi gravado em março no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas. Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresentando no V FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira) com a peça Sertão Veredas, de Egberto Gismonti. A inspiração é óbvia, vem da obra literária de João Guimarães Rosa. Não tenho opinião abalizada para o erudito mas meus ouvidos rasparam em Villa-Lobos, o que não surpreende. Devo confessar que prefiro o Gismonti convencional, sem tanta pretensão erudita, aquele Gismonti de Palhaço, por exemplo, o Gismonti meio pop das montanhas do interior do Rio, onde ele nasceu, um Gismonti com mais espírito. Não trato da crítica ao Gismonti mais afetado, que fique claro, apenas julgo de acordo com minhas impressões, que podem não ser as suas, meu raro leitor, e muito menos as dele. Tenho certeza de que ele tem argumentos técnicos consistentes para explicar suas pretensões. Enfim, achei esse treco meio chatinho, que é até onde pode ir a minha opinião autêntica, o que quer dizer, autenticamente, que eu não entendo merda nenhuma de música erudita. Mas fica aí o registro. 

 

Minha opinião poderia ser resumida assim: não entendo bosta nenhuma mas, desculpa aí, não gostei.

E aí poderia surgir algum sábio para me responder: se não entende porra nenhuma, fica quieto. 

As inscrições para participação no VI FMCB já estão abertas.

VI FMCB.
   

Nenhum comentário: