Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso, a cappella com Verônica Ferriani.

     Bonito isso, hem. Clipe selfie MPB. A paulista de Ribeirão Preto, Verônica Ferriani, canta Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso (1903-1964), a cappella. E gravado em Salvador. Ary a cappella fica legal porque realça o que ele tinha de mais brilhante, a melodia. Verônica adapta a letra ao seu gênero feminino. Onde o original diz morena, ela diz "moreno". Ela também substitui frajola por "folgado". Verônica deu uma atualizada no Ary. Ele tinha mesmo o hábito de surgir com expressões não muito usuais e, por isso mesmo, as letras dele são contestadas, embora não sejam exatamente ruins. Mas as melodias e o espírito que as canções trazem são imortais.

     E pra quem ainda não sabe, a Baixa do Sapateiro, hoje em dia não é exatamente um bairro, mas um canto do Centro de Salvador, e que praticamente não existe mais, foi engolido pela construção da Avenida Presidente Castelo Branco. E a letra tem um erro, já que o nome correto é Baixa "dos Sapateiros".

     Enfim, a Mônica me emocionou. 

 

      Ah, sim, e uma última lembrancinha. Ary era mineiro de Ubá, onde nasceu em 7 de novembro de 1903, e morava no Rio de Janeiro. Mas a inventividade dele ia longe.  

Nenhum comentário: