Fotojornalismo. O êxodo dos venezuelanos para o Brasil.

     Situação difícil e dolorosa. Famílias com crianças atravessam a fronteira para tentar vida melhor no... Brasil. Em Boa Vista. Vige Santa Mainha de Deus! Alguns percorrem a distância a pé para acabar em abrigos mantidos por ONGs e pelo governo de Rorâima. Gente perdida e com o destino sem horizonte. Pobre povo venezuelano, vítima do confronto entre o governo idílico e fanfarrão e a oposição elitista, egoísta e canalha. Que o Brasil os receba de coração aberto é fato que me emociona, mesmo sabendo que nem mesmo nós andamos muito bem das pernas. Aliás, nada bem. Somos muito maiores. Apenas isso. Mas quanto maior o gigante, maior o coração. Eles vivem mal por aqui, em estruturas precárias, mas dizem que estão melhores do que lá. Que coisa! As fotos são de Inaê Brandão para O Globo. 



     O Globo é um veículo de direita no Brasil, de modo que devemos olhar suas abordagens sobre Venezuela e Cuba com cuidado. Para este caso, porém, as fotos falam por si. Dizer o quê? Que é mentira?

Um comentário:

Wilton Silveira disse...

Discordo da afirmação de que o jornal O Globo é um veículo de direita. Leio ele diariamente faz mais de 40 anos. Como a maioria dos jornais, ele publica o que seus anunciantes querem.

E as organizações globo vendem espaço para toda a escória da sociedade brasileira, saindo em defesa de esquerdista, de ladrão, de assassino, de drogado, de homossexual, de transexual, de animal. Basta que paguem o preço da propaganda.