Publicidade internacional. Canadian Labor Congress. Judy and Garry's Story.

     O Canadian Labor Congress, instituição de defesa de trabalhadores, fez este filme para divulgar que mais de três milhões de canadenses não conseguem pagar pelos remédios que precisam. E pressiona a criação de leis de garantias universais.

     Bom, se tem canadense reclamando, imagina como estamos no Brasil. 




     Mas é bom que fique claro: o Brasil TEM LEGISLAÇÃO protetiva. Existe no Brasil legislação onde o Estado é obrigado a pagar universalmente pela saúde, remédios inclusive, através do sistema SUS (Sistema Único de Saúde). Somos raros no mundo. Poucos países adotam este sistema, especialmente os grandes e populosos, porque quase sempre a contabilidade não fecha. Estabelecer saúde de qualidade para 100, 200, 300, 400 milhões de pessoas ou mais é complicado. A saúde é cara. Apenas o Brasil teve esta coragem insana durante a Constituição de 1988. E aí o problema do Brasil é falta de dinheiro. A lei acaba na boca da onça e nunca funciona totalmente. Há buracos e falhas. Mas a garantia constitucional existe. Ruim com ela, pior sem ela.

     Vejam só que constatação interessante: a Índia prefere gastar com armas a dar saúde para a sua gigantesca população miserável. Submarinos e reatores nucleares, porta-aviões e caças supersônicos saem mais barato.

Nenhum comentário: