Nápoles vista por um drone.

     A empresa americana Expedia fez este vídeo para mostrar as belezas de Nápoles. A intenção é combater a má fama da cidade e levar turistas até ela. A cidade é mesmo bonita e charmosa. Seus nativos costumam negar os defeitos, não gostam de admiti-los. mas eles existem e são evidentes. Nápoles é a cidade mais corrupta da Itália. É centro de falsificações e contrabando. É preciso cuidado com documentos e dinheiro. Tem problemas de estrutura e é o berço da perigosa cultura mafiosa camorrista, que se estende por todo o perímetro urbano, da periferia ao centro. Os clãs da Camorra dominam boa parte da economia, como construção civil, lixo, vendedores ambulantes, tráfico de drogas, de influência, etc, etc. e etc.. Não é raro que demonstrem sua presença no meio da rua, à luz do dia, com tiroteios e mortes. Mas a cidade é bonita. Outra evidência. Com cuidado e orientações, e sabendo por onde anda e com quem se relaciona, o turista pode aproveitá-la sem problemas. Há o Vesúvio, as praias, a comida, e etc., etc. e etc. 




      Nápoles ainda não chegou ao estágio de descontrole selvagem em que se encontra o Rio de Janeiro, outra cidade bonita, como natureza até mais bonita, mas que eu não recomendo.

       O carioca, o natural do Rio, tem uma vantagem sobre o partenopeo. Ele admite os problemas. Vive os problemas. Sabe que a cidade é perigosa. Mas o Rio está no fundo do poço. O que é lamentável. Para o carioca, para o Brasil todo e para o turismo mundial. 
  

Nenhum comentário: