Maria Madalena, o filme.

      Isto pode ser interessante, a cinebiografia de Maria de Magdala, a Maria Madalena. Até hoje o estudo científico da história não chegou a uma postura segura sobre sua trajetória, como a do próprio Cristo. Tudo envolto em teorias, mitos, doutrinações e dogmas. Há quem diga que ela foi companheira e amante. Como seguidora, por ser mulher, certamente foi relegada. Escreveu evangelhos que são considerados apócrifos.

 

     Uma lembrança de Noel Rosa e Braguinha: "Linda pastora, morena da cor de Madalena, tu não tens pena de mim que vivo tonto com o teu olhar."

     Madalena acompanhou Cristo até a crucifixão. Dizem alguns historiadores que o fato dos romanos terem entregue a ela o corpo do líder executado reforça a teoria de que ela era a companheira, já que os romanos costumavam entregar o corpo dos condenados às respectivas mulheres e à família. Trata-se de uma teoria que apenas reforça uma ideia, mas não prova.

     Cristo no colo de Madalena, depois de crucificado, é imagem que avançou na história e foi registrada por muitos artistas, como na estátua Pietà, de Michelangelo Buonarroti.

Nenhum comentário: