João Bosco, a Polícia Federal e O Bêbado e a Equilibrista com Nani Medeiros.

     Esta semana a Polícia Federal invadiu a Universidade Federal de Minas Gerais e, sem previsão legal, levou coercitivamente o reitor para esclarecimentos sobre desvio de verbas para a construção de um monumento. A operação arbitrária teve o nome de "Esperança Equilibrista", expressão retirada de um verso de O Bêbado e a Equilibrista. A iniciativa da PF irritou o compositor  da canção, João Bosco, que soltou nota pública de repúdio no Facebook.


    Pois bem, o assunto me fez pesquisar alguma novidade sobre a canção e encontrei isto, que achei muito bom. A boa cantora gaúcha Nani Medeiros e O Bêbado e a Equilibrista, canção de João Bosco e Aldir Blanc, sucesso de Elis Regina que registrou com bonitos versos a "anistia geral e irrestrita", que possibilitou a volta de artistas e políticos que haviam sido exilados, fenômeno que acabou por desaguar na volta da democracia no Brasil após mais de trinta anos de ditadura dos militares. Lançada no fim dos anos 70, a canção já é um clássico da MPB. 

 

     "Canção que Aldir Blanc e eu fizemos em honra a todos os que lutaram contra a ditadura brasileira. Essa canção foi e permanece sendo, na memória coletiva do país, um hino à liberdade e à luta pela retomada do processo democrático." (João Bosco)

Nenhum comentário: