Orquestra Tabajara irá se apresentar no Reveillón de Copacabana.

     A Tabajara na virada do ano em Copacabana? Ou seria uma filial "não autorizada"? Pois é, a Tabajara sobreviveu ao falecimento de seu fundador, o maestro pernambucano Severino Araújo (1917-2012), mas encontra problemas com seus herdeiros musicais. Pelo menos é o que andam falando. A orquestra contratada para a apresentação de gala em Copacabana é regida pelo filho de Severino, Chiquinho Araújo, mas o irmão de Severino, Jaime Araújo, diz que a batuta autorizada pelo falecido é dele. Há duas orquestras, então? Isso ainda vai dar bode.

     E um vídeo de boa qualidade com a Tabajara sob a regência de Severino. Canta Brasil (David Nasser e Alcir Pires Vermelho):



     Nota bônus: A Tabajara foi formada em 1934 pelo cônsul holandês de João Pessoa, na Paraíba, Oliver Von Sohsten. Severino, um dos clarinetistas contratados, assumiu o comando em 1938, com apenas 21 anos de idade. A orquestra tinha como grande pegada a inserção de ritmos brasileiros, como o samba e o frevo, no modelo das big bands americanas de artistas como Tommy Dorsey e Glenn Miller. E fazia isso com um brilhantismo arrasador.
   

Nenhum comentário: