Hamilton de Holanda na Biscoito Fino.

     A Biscoito Fino sempre mandando brasa no que há de melhor na MPB. Não dá para deixar de mencionar e divulgar. A Biscoito Fino está fazendo história e torço para que dure muito tempo. Eu temo porque coisas boas sempre possuem uma duração limitada. Mas vamos torcer. 

     Enfim, Hamilton de Holanda está consolidado como o melhor bandolinista moderno. Jacó do Bandolim, o maior gênio do instrumento, dizia que depois que ele morresse o choro e o bandolim desapareceriam. Estava redondamente enganado. O choro não só sobreviveu como o bandolim, hoje, possui muitos adeptos e instrumentistas. Hamilton é o mais destacado. Leva o bandolim do choro para todo o mundo e passeia com facilidade até o jazz. E inaugurou uma moda que sequer Jacob absorveu, a do bandolim de 10 cordas. 




     Jacob tinha apenas um bandolim de 10 cordas, de formato diferente dos outros que possuía. Não o utilizou em nenhuma gravação. Ou por não apreciar, ou pelo fato do instrumento não ter qualidade, já que ele utilizava dois bandolins absolutamente divinos e cujo som é inigualável até hoje, ou ainda por entender que não precisava de dois pares de cordas a mais para fazer o que queria. A questão não dá para ser fechada porque Jacob faleceu em 1969 e nunca se manifestou a respeito. Apenas guardava o bandolim de 10 cordas, que hoje se encontra em poder de Hamilton. Evidentemente que não se trata deste instrumento do vídeo, que é novo. O bandolim de 10 cordas de Jacob é antigo e está guardado como uma relíquia. 

Nenhum comentário: