Aniversário de Hermínio Bello de Carvalho.

     Ontem, 28, o musicólogo e compositor Hermínio Bello de Carvalho, completou 84 anos. Entre muitas coisas de sua trajetória rica, guardei na memória o fato de que é o único que conseguiu inserir letra em choro com certo sucesso. O gênero, quando letrado, e geralmente muitos anos depois da composição da melodia, não dava muito certo e as poesias, segundo a crítica, passavam longe do espírito da melodia original. A tentativa, reforce-se, está extinta. Mas Hermínio, no fim dos anos 70, mais de dez anos após morte de Jacob do Bandolim, pegou Doce de Coco e Noites Cariocas e inseriu sua poesia pessoal. Até o momento, são os dois casos de boa aceitabilidade na relação entre o choro e as letras a posteriori. O que diria o simpaticamente ranzinza e conservador Jacob? Nunca saberemos.

     Enfim, conseguiu Hermínio invadir a melodia bonita com letra que a compense? Esta "polêmica" é antiga. Ouça e avalie, se nunca o fez. Zélia Duncan e Nelson Faria. Doce de Coco. 
 


Nenhum comentário: