Trecho exclusivo do documentário “Pastor Cláudio”, de Beth Formaggini.

     O blog do jornalista Ancelmo Góes, de O Globo, divulga este pequeno trecho do documentário de Beth Formaggini, que estreia hoje. Pastor Cláudio é o delegado Cláudio Guerra, hoje aposentado e "pastor evangélico". Eh, pois é. Bem, Guerra é apontado como atuante nos braços da repressão durante nos anos 70, os chamados "anos de chumbo" da ditadura militar no Brasil. Nesta cena, filmada recentemente, mais de quarenta anos depois, ele explica um pouquinho o que aconteceu com a estilista Zuzu Angel, que morreu em um alegado "acidente" na estrada da Gávea, Rio de Janeiro, em 1976. Ele revela  agora, por arrependimento ou expiação de uma carreira dedicada a perseguições e torturas, o que não fez na época. É preciso ver o filme para conferir se ele dá nome aos bois. Zuzu tinha um filho desaparecido e cobrava insistentemente as autoridades para que entregassem pelo menos o corpo. Ela nunca admitiu o desaparecimento. E incomodava bastante. Falava, ia à imprensa, parava autoridades na rua. Fez isso, inclusive, com o americano Henry Kissinger quando ele esteve no Brasil. O acidente que a matou, com o capotamento do veículo, nunca foi adequadamente esclarecido. A suspeita é que tudo tenha sido deliberadamente estudado e provocado. Ela foi seguida e teve o carro dolosamente abalroado.

 .

     Zuzu deixou ao amigo Chico Buarque um bilhete dizendo que, se algo acontecesse com ela, todos sabiam quem eram os culpados. Chico homenageou a amiga com a tocante canção Angélica.

Youtube. Canção Angélica. Subtitulos en español.

Nenhum comentário: