Franco Manna: "'O VESUVIO" Official Video

     O temido e majestoso vulcão na costa de Nápoles encanta e amedronta turistas e locais e inspirou poetas e filósofos. Há nele um centro permanente de monitoramento. Acho extremamente bonito e acompanho tudo sobre ele. As torcidas do norte, quando querem manifestar racismo contra o time do Napoli, cantam: O'Vesuvio, lavali col fuoco..." (Vesúvio, lave esta gente de novo com fogo).  Mas ele está tranquilo desde a década de 40.

      Achei hoje este vídeo e gostei. O'Vesuvio Gigante da Muntagna, foi composta nos anos 60 por Domenico Modugno, o mesmo da famosa Volare. Franco Manna a interpreta com o característico dialeto de Nápoles, arrastado, notória e longínqua herança árabe. 

 

     A inspiração do filósofo Giordano Bruno (1548-1600): Veja ali, daquele lado, o meu irmão Vesúvio. É meu irmão e quer bem também a você, acredita? Agora me diz, se eu te mandar lá, você vai? Fique, então, com ele. É feio, esfumaçado, sem frutas nem árvores. Mas é meu irmão Vesúvio. ("De Innumeralibus, Immenso et infigurabili", em 1591, Giordano Bruno).

Nenhum comentário: