Aniversário de Ary BArroso. E Aquarela do Brasil tocada como gypsy jazz.

     Que lindo isso. É como se Ary Barroso encontrasse com Django Reinhardt. O grupo inglês Jonny Hepbir Trio executa Aquarela do Brasil. Só a melodia, que é o que vale em Aquarela. Maravilha.

     O compositor de Aquarela do Brasil, Ary Barroso, nasceu em Ubá, Minas Gerais, em 7 de novembro de 1903, e faleceu em 9 de fevereiro de 1964, no Rio, onde havia se estabelecido como jornalista, radialista e compositor. 




     Notinhas:

     Ary é, até hoje, o mais internacional compositor popular brasileiro. Depois que Aquarela do Brasil entrou para a trilha sonora da animação Saludos Amigos, Disney de 1942, Ary ganhou o mundo. A letra é kitsh. Há palavras nada usuais como "inzoneiro", e expressões forçadas como "coqueiro que dá coco" e "congo no congado". Mas a melodia é simples e bonita.

      E há composições que não atravessaram as fronteiras mas são tão fantásticas quanto Aquarela. E com letras melhores. No Rancho Fundo, Isto Aqui É O Que É, La Vem a Baiana, Sandália de Prata, Na Baixa do Sapateiro, Risque, Camisa Amarela, e etc. e etc.
  

Nenhum comentário: