Minustah. O Exército Brasileiro no Haiti.

     O Exército Brasileiro faz pequena web série para mostrar resumo de sua atividade no Haiti, a maior atividade militar do Brasil depois da 2º Guerra Mundial.

     A presença militar brasileira no Haiti terminou ontem. Tudo começou com a intenção de Lula em colocar o Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Tempos atrás li algumas críticas de cidadãos haitianos contrários à presença brasileira no Haiti, o que é natural. Estrangeiros sempre causam suspeitas e sensação de invasão, embora não fosse esta a intenção do Brasil. Mas compreende-se. Este vídeo foi produzido pelo próprio Exército Brasileiro e não há, evidentemente, nenhuma postura crítica. Como cidadão brasileiro, vejo saldos positivos na ação, que durou treze anos. Deu serviço a militares e consolidou na tropa a prática de intervenções de paz. Há quem diga que a próxima missão militar brasileira será na República Centro-Africana. Ok. Não podemos parar. O Brasil tem de ter alguma presença militar no mundo. Se agimos no auxílio da reestruturação social e política e dos esforços de paz, melhor.
    
 

 Episódio 2. O Futebol. 


     País de posição mediana na conjuntura mundial tem de botar militar pra trabalhar. Milico enfiado em quartel fica pensando besteira e querendo tomar o poder. hehehe.

Nenhum comentário: