Paulinho da Viola e a Orquestra Filarmônica de Roterdã.

Pois é. Rio Olímpico. O mundo inteiro está sabendo e comentando sobre as papagaiadas, como o embrulho das instalações mal acabadas oferecidas aos atletas, da violência, do medo terrorista, da sujeira da Baía de Guanabara e etc. E põe etc. aí, meu camarada. Mas há boas expectativas. Além do espetáculo esportivo, estou aguardando a cerimônia de abertura, que terá grandes estrelas da música brasileira, como Luiz Melodia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Paulinho da Viola. Este último fez sucesso na Holanda em maio, quando se apresentou com a Filarmônica de Roterdã em projeto chamado Brasil Sinfônico. O sabor das canções de Paulinho, assim como da MPB em geral, sempre agradam no exterior. Este vídeo mostra um ensaio descontraído da apresentação.


Animação. The Boy Who Learned to Fly (O Menino que Aprendeu a Voar). A história de Usain Bolt.

     Esta animação foi produzida pela marca de isotônicos Gatorade e tenta contar a historia do astro jamaicano das pistas de atletismo. Um pouco fantasiosa, mas bem realizada. A arte é do Moonbot Studios. Aliás, faço aqui o registro: Bolt chegou ontem ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos.



Banda Mais 55. Aquele Abraço.

      Aquele Abraço é uma singela obra prima do baiano Gilberto Gil, um hino ao Rio que registra o espírito de uma era. Menciona referências como Chacrinha (que era pernambucano), torcida do Flamengo, etc. A canção será a primeira a surgir na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, quando será interpretada pelo compositor do Estácio, Luiz Melodia. Composta no fim dos anos 60, a canção fala de um Rio praticamente extinto. Hoje a cidade se entristeceu pela violência e pela pobreza de grande parte de sua população. Mas restou a beleza da paisagem, da visão da câmera grande angular batendo na silhueta da zona sul, nas montanhas e no mar, irmãos inseparáveis do invencível e inabalável cenário natural carioca. Isso não acaba nunca. 

Enfim, vai aí Aquele Abraço no vídeo recente da banda Mais 55, formada exclusivamente por alunos do Berklee College of Music.




Site da banda Mais 55

A bossa de Stacey Kent.

     A cantora americana Stacey Kent não canta apenas bossa, mas notei que o gênero é um de seus carros chefes. Vale apontar que ela acaba de lançar DVD no Brasil com o compositor Marcos Valle. Há no álbum, inclusive, uma canção inédita de Valle com Vinícius de Moraes. Este vídeo foi gravado em Paris, no ano passado. Ela canta Corcovado (Quiet Night of Quiet Stars), de Tom Jobim.




Stacey Kent Official Website.

Japão bêbado. Fotos Kenji Kawamoto.

     O álcool afeta toda a população do mundo. Cada país tem características culturais próprias. Por exemplo, e sempre abordando pelas linhas gerais, brasileiros, europeus e americanos bebem socialmente. Russos bebem porque... bem, russos bebem simplesmente porque gostam de enfiar o pé na jaca. Mas os japoneses, diversamente de outros povos do mundo, bebem para exorcizar a opressão. Sempre que um japonês enche a cara é porque não está psicologicamente bem devido os padrões rígidos da cultura japonesa. E parece que o problema está aumentando e estão surgindo cada vez mais pessoas largadas pela rua, especialmente homens de uma sociedade ainda machista. O fotógrafo Kenji Kawamoto captou todo o espírito carregado do alcoolismo japonês nestas fotos de cidadãos caídos em locais públicos.



     Impossível não notar o detalhe. Este rapaz está jogado em um local que parece ser uma estação de metrô. Do lado estão os sapatos e a bolsa. Em um certo país abaixo do Equador, cujo povo é alegrinho, toma cerveja e canta samba, já lhe teriam roubado até a cueca. 

     As cenas me lembraram do filme Dodeskaden, o primeiro trabalho em cores de Akira Korosawa, que conta sobre a população bêbada e pobre de um bairro de Tóquio nos anos 70.

Jazz. Marcus Roberts Trio.

     Cego desde os 6 anos de idade, o pianista Marcus Roberts, na aparência, ao menos, lembra Ray Charles. Mas como artista é menos midiático e como instrumentista é mais sofisticado.




Fotos de Khaled Akil. Pokémon Go na Síria.

     O fotógrafo sírio Khaled Akil faz série de fotos, sei lá, como direi?, "irônicas"?, inserindo os monstrinhos do jogo Pokémon Go em meio ao cenário da guerra. 



     Pokémon Go ainda não estreou no Brasil, mas o país já está repleto de Pokemoncorongos aguardando.

Propaganda internacional. Heathrow Airport.

     Inaugurado em 1946, o aeroporto londrino Heathrow lançou este filme para comemorar 70 anos. O bonito tema musical é When I Live My Dream, David Bowie. E a presença da menininha graciosa cria clima terno e cativante. Belo filme publicitário.


Animação vencedora do ADC 2016. Taking the Plunge.

     Animação muito bem realizada, com toques de romantismo e humor. Rapaz enfrenta as profundezas do oceano para recuperar o anel de noivado. O romantismo, evidentemente, entra em cena através da atitude do rapaz e de sua namoradinha de olhos verdes. E o humor vem através do polvo amiguinho que ele encontra no meio do caminho. A produção é da SVA, School of Visual Arts, de Nova York. Pela primeira vez um trabalho de estudantes levou o Black Cube do ADC Awards.




ADC Global Awards Website

     Eu tenho apenas uma ressalva a fazer a respeito de grande parte das animações modernas: elas não tem traço, são feitas por computador. Mas reconheço que muitas, mesmo não sendo feitas com a arte do traço, possuem boas imagens, argumentos e roteiros. Exatamente como esta, que eu postei agora. Enfim, o tempo avança e a tecnologia, invencível, atropela. Se até há pouco tempo para ser animador era requisito essencial ser um artista do desenho, hoje basta uma boa ideia. 

Falsa Baiana. Livia Cassel.

     Pesquisando sobre o compositor Geraldo Pereira, encontrei este casal interpretando Falsa Baiana, um sucesso da MPB dos anos 1940. Não consegui informações sobre o casal, infelizmente, a não ser o nome da moça, que surge no vídeo. Segundo o vídeo, ela é Livia Cassel. Canta direitinho e com charme. E ele desempenha bem a batida do violão. Sobre a canção há uma curiosidade. Trata-se de um sucesso de 1944 do sambista Ciro Monteiro (1913-1973), de autoria de Geraldo Pereira (1918-1955), que compôs Falsa Baiana falando sobre a Bahia, mas era mineiro de Juiz de Fora.




Lucy Alves. Homenagem de São João.

     Em tempo de festas juninas e julinas, a bela Lucy Alves, depois de cantar axé e estrear como atriz em novela, retoma a sanfona e suas raízes de canções nordestinas neste clipe da Warner Music Brasil. Desfilam aí as canções A Vida do Viajante (Luiz Gonzaga), Asa Branca (Luiz Gonzaga), Esperando na Janela (Gilberto Gil), Riacho do Navio (Luiz Gonzaga), Balancê (Braguinha) e Frevo Mulher (Zé Ramalho).




Premiação do JJA Awards 2016 no Blue Note.

     O Jazz Journalists Association (JJA) divulgou ontem em seu canal do Youtube esta compilação com os melhores momentos da premiação do JJA Awards para os melhores de 2016. A cerimônia ocorreu dia 15 de junho, no Blue Note, em Nova York. O ponto alto foi a apresentação do Rene Marie Trio (6m. e 30s). O JJA é um prêmio simples, sem pompas ou farofa de mídia, apesar de ser feito por jornalistas, mas é o mais classudinho e um dos mais, ou o mais, categorizado dos Estados Unidos, o que quer dizer do mundo. 




Fotos. O caminho da Tocha Olímpica no Brasil.

     Apesar das preocupações com a situação já decrépita da cidade para o problema da violência, somadas à preocupação com o terrorismo internacional, os Jogos Olímpicos estão sendo aguardados com ansiedade no Rio. Início em agosto. Esta galeria do Boston.com apresenta várias fotos do caminho percorrido pela Tocha. Ainda não está definido quem será a personalidade que acenderá a pira na cerimônia de abertura. Especula-se sobre Pelé ou o campeão de tênis Gustavo Kuerten, o Guga.


     O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que só não ganhou a medalha de ouro em 2004 devido a intervenção do padre irlandês e louco Cornelius Horan, carrega a tocha na cidade de Brasília (foto Andrea Morao/Rio2016 via Reuters).

Maite Hontelé e Alain Pérez em Havana.

     Bonito clipe e bonitas imagens.



Cenas do Brasil. Percussão. Vai-Vai.

     São Paulo. Ensaio 2016 da Pegada de Macaco, a bateria da escola de samba Vai-Vai. Post homenagem aos sambistas Pato N'Água e Geraldo Filme e ao agitador cultural Armandinho Pugliesi. A Bela Vista e o samba.


Curta-metragem. A Girl on the Escalator.

     Curta que tem ao fundo o poema de Charles Bukowski, A Girl On The Escalator (A Garota na Escada Rolante). A direção é de Kayhan Lannes Ozmen. O que vale ressaltar é o contexto do poema colocado sobre a realidade atual. Há uma certa dose clara de misoginia que entra em choque brutal com a fase de empoderamento feminino da modernidade, embora muitas garotas modernas sejam até piores do que a do poema. Eu acho o poema de Bukowski bonito e acho que clássicos nunca devem ser vistos fora de suas época originais. 




Leia aqui a íntegra do poema

Banda Alabama Shakes.

     Através da animação postada ontem, tomei conhecimento da boa banda Alabama Shakes e da cantora Brittany Howard.




Site oficial banda Alabama Shakes

Manhattanhenge 2016.

     Todo início de julho a cidade de Nova York vive um fenômeno muito bonito, o sunrise sunset, ou Manhattanhenge, quando o sol, no solstício de verão, alinha-se perfeitamente com a rua 42. A paisagem chama a atenção de nativos e turistas.



Propaganda animação. Chipotle Mexican Gril. A Love Story.

     Muito legal esta animação feita para a campanha da Chipotle Mexican Grill. Fala de amor, das relações humanas e no fim dá um recado de respeito ao meio ambiente. A canção tema é “I Want It That Way” cantada por Brittany Howard, da banda Alabama Shakes, e Jim James, da banda My Morning Jacket. A produção é de Blake Mills. 



Cenas do Brasil. Vídeo promocional da Laurinha do Camarão.

     Oba, agora vamos quebrar o clima pesado de máfia. Chega. Vamos voltar à alegria do Brasil. Eita! Li na coluna do Ancelmo Goes, do jornal O Globo, que ambulantes cariocas vão fazer curso de etiqueta e de inglês para as Olimpíadas. "The book is on the table". Hehe (jeje) Lol. E falando nisso, olha o novo vídeo promocional da Laurinha do Camarão, a ambulante famosa da praia de Charitas, Niteroi. Ficou uma graça. 



Em inglês: "Litle Laurie of the shrimps is coming.. look at the little Laurie of the shrimps... Litle Laurie of the shrimps...

Cenas do Brasil. Drone do Corpo de Bombeiros em Copacabana.

     O bairro de Copacabana está decadente e populoso, um dos mais concentrados metros quadrados do Brasil. As areias da praia estão perigosas devido a presença constante de pivetes e assaltantes. Mas o nome Copacabana ainda desperta fascínio em turistas do mundo todo. A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e o destacamento do Corpo de Bombeiros, em conjunto com o ITARC (Instituto de Tecnologia Aeronáutica Remotamente Controlada), mantém um drone para fiscalizar os manés que ultrapassam a linha do bom senso dentro do mar e lançar boias salva-vidas. A visão que ele registra é bonita.




     Copacabana, de Braguinha e Alberto Ribeiro, composição dos anos 1940, gravada por Lucio Alves, Dick Farney e muitos outros, apesar do sucesso, sempre recebeu críticas devido o ufanismo. Versos como "Copacabana princesinha do mar", ou "o mar, eterno cantor, ao te beijar ficou perdido de amor", e etc., estão em desacordo com a decadência social e urbana que o espaço desenvolveu ao longo das décadas. A canção ganhou até a crônica famosa e irônica de Rubem Braga chamada Ai de Ti, Copacabana. É incontestável, no entanto, que é uma canção bonita e continua a exercer tanto fascínio quanto a praia.




Doreen's Jazz New Orleans (atualizado).

     Hoje, sábado, 9 de julho, rola no Montreaux Jazz Festival, Suíça, o New Orleans Jazz Train. Músicos saem tocando em um trenzinho. Não é ruim, mas não há nada de novo. Até no Rio tem o Trem do Samba. Então o melhor é beber direto da fonte. A Doreen é uma fantástica instrumentista e cantora de rua de New Orleans. Por alguns trocados, é possível ouvir o melhor do jazz de raiz. 



Atualização. Adorei o vídeo. E notei alguns detalhes:

A Doreen, gordinha, molha o bico com Coca-Cola em vez de água mineral. 

E o tiozinho lá de trás vai do trombone à tuba de boa, num passinho só.

Bandolim americano. David Grisman Folk Jazz Trio.

    O bandolim americano é irmão bastardo do bandolim brasileiro. São parecidos mas possuem raízes e formas um pouco diferentes. Muito utilizado em bluegrass, o som caipira americano, o bandolim perde em exposição para o banjo, mas é tão bacana ou importante quanto. No bandolim americano o som fica mais abafado do que no brasileiro, mas isto não significa que não seja possível solar com ele. David Grisman é um grande exemplo de solos ao fazer iimprovisações jazzísticas, tirando do bandolim a mesma mágica da guitarra cigana, instrumento notabilizado pelo belga Django Reinhardt.




Documentary The New Yorker. The Jorney from Syria.

     A revista The New Yorker apresenta este documentário que mostra o sírio Aboud Shalhoub em viagem de volta da Turquia para a Síria. Junto a um irmão, ele pretende resgatar a mulher e os filhos. São seis partes. Esta é a primeira. Legendas em inglês.




Episódio 2  Episódio 3  Episódio 4  Episódio 5  Episódio 6

Neomelódico napoletano.

     O gênero, com origens na cidade de Nápoles, possui muita penetração popular e funciona, mais ou menos, como os nossos brega, forró, ou sertanejo, mas com um pouco mais de linhas melódicas e beleza.

     Existem dezenas de artistas, mas o que me chamou mais a atenção foi o pequeno Matteo Millazzo, que tem apenas treze anos.


 

Adios Nonino. Tango Diagonales.

     Ontem, 4 de julho, completaram 24 anos do falecimento de Astor Piazzolla, o compositor argentino que repaginou o tango, sofisticando-o e dando um toque de universalidade. Pesquisando sobre o tema, encontrei este excelente grupo de La Plata. 





Ulytau, banda de rock ethno folk do Cazaquistão.

     Clipe gravado em Almaty, a capital cazaque. O instrumento que parece um bandolim tosco é o dombra. E a violinista chinoca e bonita é Aselya Isaeva.




Site oficial da banda Ulytau.

Propaganda internacional. O chá Brook Bond Red Label.

     O chá Brook Bond Red Label, da Unilever, criou uma banda de transexuais para sua campanha na Índia e ganhou o Grand Prix do Cannes Lions.


 

Banda italiana Mokadelic e o tema da série Gomorra.

     Sobre a série: o ator Salvatore Esposito, que faz o personagem Genny Savastano, postou esta semana em sua página do Instagram que a produção da terceira temporada está confirmada.