Eurovison Song Contest 2016. Jamala. 1944.

Os atuais conflitos entre a Ucrânia e a Rússia têm levado os artistas ucranianos ao desenvolvimento de tendências nacionalistas de protesto. A cantora Jamala disputa o Eurovision 2016 com a canção 1944, que fala da diáspora tirânica promovida por Stalin contra os tártaros da Crimeia. 



Propaganda internacional. UNICEF.

A UNICEF e o drama das crianças refugiadas.


TAP, uma das empresas aéreas mais amadas do mundo.

A TAP Air Portugal está entre as empresas aéreas mais amadas do mundo, segundo ranking da revista Fortune construído através de pesquisa por comentários no Twitter.

Mas há um detalhe pitoresco relativo à TAP: charmosa, elegante, com história, como havia as nossas Varig e Panair, ela não é mais portuguesa. Foi adquirida por David Neeleman, dono da Azul e da Jet Blue, um dono privado mais comprometido com os movimentos de holdings do que com a alma lusitana.

E ainda segundo a Fortune, as amadas campeãs, além da TAP, são a Korean Air, a canadense Air North, a alemã TUIfly e a Air France. Brasileira, nenhuma. E também foram indicadas as mais odiadas. Entre elas, duas americanas, Delta e American.




Fortune Airlines Hated and Loved.

Pop Music da Argentina. Lali Espósito.

Los hermanos de Argentina también tienem su Madonna Beyoncè Anitta Lady Gaga.

Mariana "Lali" Espósito (Buenos Aires, 10 de octubre de 1991) es una actriz y cantante argentina. Comenzó a actuar de niña en diversas producciones de Cris Morena, como Rincón de luz, Floricienta y Chiquititas sin fin. Se hizo conocida por interpretar el personaje de Marianella Rinaldi en la serie Casi ángeles y como miembro de la banda pop derivada, Teen Angels.

Desde 2013 desarrolla una carrera como cantante solista, en paralelo a su trabajo actoral. Abajo, el clipe ASESINA. UUii.!!




Cenas do Brasil. Amazônia.

A Amazônia é uma das maiores riquezas brasileiras porque faz parte do nosso futuro. Merece atenção prioritária de qualquer governo. Nunca tivemos uma política verdadeiramente competente, agregadora e protetora voltada para a Amazônia. Vejo enormes omissões, especialmente no controle de fronteiras. Há outros países envolvidos na geopolítica da Amazônia mas ela é brasileira em sua maior parte. É brasileira, portanto, a responsabilidade maior na implementação e no estímulo de políticas irmãs de defesa de fronteiras e de fiscalização das economias predatórias. 

Estas imagens, que fazem a propaganda oficial dos programas governamentais existentes, foram feitas pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e captadas por um pequeno drone. Elas oferecem toda a beleza da Amazônia  aos líderes mundiais presentes na 21ª Conferência do Clima em Paris.




O jazz do Amina Figarova Sextet.

A pianista Amina Figarova nasceu no Azerbaijão. O marido, o flautista Bart Platteau, é belga. Conheceram-se na Holanda e estão radicados em Nova York, a meca da excepcionalidade do jazz e onde já construíram carreira respeitada. Este vídeo é de 2012, mas tem ótima qualidade de estúdio e apresenta muito bem o trabalho deles.



Carlinhos Presidente. Lava Jato.

Direto de Porto Alegre, mais um samba do amigo Carlinhos Presidente. Carlinhos tem um aspecto que eu aprecio muito, o humor. Neste novo trabalho ele brinca com a situação política meio enrolada que o Brasil atravessa. Parabéns, Carlinhos. "Tamo junto", como você diz. Sucesso.




Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso, cantada em bar de Veneza.

Mineiro de Ubá radicado no Rio de Janeiro, Ary Barroso (1903-1964), compositor e radialista, foi uma das figuras mais emblemáticas da MPB no século XX, autor, entre outras pérolas, de Aquarela do Brasil, que ficou mundialmente conhecida através da animação Saludos Amigos, um Disney de 1942. As letras de Ary, com algumas exceções, são muito discutíveis, mas suas melodias são imortais e possuem encanto único. Dá para fazer de tudo com elas musicalmente e extrapolam as fronteiras do Brasil.

O grupo veneziano Nossa Alma Canta tem repertório especificamente brasileiro. Neste vídeo, eles interpretam Na Baixa do Sapateiro.


Vídeo da campanha do Senador Bernie Sanders.

Vídeo da campanha do Senador Bernie Sanders traz depoimento da filha de Eric Garner, o rapaz negro assassinado pela polícia de Nova York em 2014. Muito bem feito e emocionante. Mas será nas eleições que veremos até que ponto a América se emocionará. Tenho a modesta opinião de que os os Estados Unidos não estão prontos para discursos de esquerda, mesmo com o aumento da pobreza. Nem sei se estarão um dia. A América é grande e complexa. Há negros ricos e há negros de classe média que não votam no discurso de Sanders. E os pobres talvez não confiem nele. Tecle no ícone das legendas que elas aparecem em espanhol.




Enzo Ferrari em um minuto. Enzo por ele mesmo.




Vídeo de apresentação da Ferrari SF16-H

Ghina Bou Hamdan, Give Us Childhood Give Us Peace.

A garotinha síria Ghina Bou Hamdan emocionou todo mundo ao cantar no The Voice.



Homenagem a Nelson Cavaquinho.

Hoje faz exatos trinta anos que morreu o poeta da tristeza boêmia, o compositor carioca Nelson Cavaquinho (1910-1986). Este filme é um documentário do cineasta Leon Hirszman (1937-1987), feito em 1969, que mostra Nelson em sua inteireza singela.




Nada melhor do que um artista por ele mesmo. Nelson diz aí, em meio às suas sagradas biritas, que tem uma vidinha alegre. Tristeza, só na música.

Caetano Veloso canta Rugas, de Nelson Cavaquinho.

Se eu for pensar muito na vida morro cedo, amor.

Feliz aquele que sabe sofrer. 

Versos simples e lindos.


Samba de Orfeu. Norberto Pedreira.

Ouço muita gente dizer que não gosta de bossa nova. Bem, cada um tem o ouvido que Deus lhe deu. Isso é lindo, faz parte do universo da bossa e é reconhecido no mundo inteiro. Norberto Pedreira, violonista argentino radicado em Paris, interpreta Samba de Orfeu, de Luiz Bonfá, uma das composições que integram a trilha musical do filme Orfeu Negro (Black Orpheus, Marcel Camus), que ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1959.

 

Norberto Pedreira Site Oficial

Vale sempre lembrar que o filme Orfeu Negro tem também composições de Vinícius de Moraes, Tom Jobim e Antônio Maria que se transformaram em clássicos da Música Popular Brasileira, como Manhã de Carnaval e A Felicidade.

Grammy. Eliane Elias.

A pianista e cantora paulistana radicada nos Estados Unidos, Eliane Elias, ganhou o Grammy de jazz latino  pelo álbum Made in Brazil.




Eliane Elias Site Oficial

Gran Mariachi Nuevo Tecatitlán.

Na semana em que comemoraram 50 anos de existência, os Mariachis Nuevo Tecatitlán, de Jalisco, participaram da crimônia que recepcionou o Papa Francisco no México.

O gênero não é muito difundido no Brasil, onde é visto apenas como estereótipo. Mas eles são sempre muito bons, especialmente os cantores. 

    

XIONG DI, os kickboxers da China.

Curta documentário. Quatro funcionários de uma fábrica de lingeries da China usam a arte marcial para aliviar o peso da rotina de trabalho. A expressão xiong di significa "companheiros".

 

Filme Race conta a história de Jesse Owens.

Estreia nos Estados Undos esta semana o filme Race, que conta sobre como o atleta negro americano Jesse Owens desbancou a empáfia racista de Hitler nos Jogos Olímpicos de 1936. 

Owens, que morreu em 1980, terminou a carreira trabalhando como frentista de postos de gasolina e correndo contra cavalos. "Não foi Hitler que me ignorou. Foi Franklin Delano Roosvelt. Não me mandou sequer uma carta", disse o atleta.

Ainda não há data de estreia para o  Brasil.

  

Banda Habáname. Del Malecón a la Rambla.

A banda Habáname é de Montevideo, Uruguay, e tem músicos cubanos e uruguaios. Fiquei encantado com a qualidade, especialmente pela cantora Susana Martínez.

Membros: Susana Martínez(Cuba)- Voz Juan Prada(Cuba)- Piano, coros Checo Anselmi- Contrabajo, coros Sergio Tulbovitz- Percusión Gerardo Vázquez - Percusión Paula González - Coros, percusión menor. Cristina von Sanden.



Berlinale.

O diretor americano Tim Burton, ao saracotear no Sambódromo do Rio durante o Carnaval, disse que não está nem aí para a polêmica sobre negros na premiação do Oscar porque odeia o Oscar. De fato, a estatueta da Academia de Hollywood vem deixando a desejar faz tempo. Há outras opções referenciais de melhor qualidade para premiação cinematográfica.

Começa hoje o Berlinale:


Cai Cai do Jedi.

Cai Cai do Jedi foi a vencedora do concurso de marchinhas de Carnaval da Fundição Progresso, na Lapa, Rio de Janeiro.


Filme campanha da Reporters Without Borders (Reporters Sans Frontieres).

Sem a Reporters Without Borders a guerra seria apenas um show. O fundo musical é a Marcha Radetzky, de Johann Strauss. 

 

Marquês de Sapucaí em 360º.

O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro está cada vez mais mergulhado em merchandisings, estrelismos particulares, homenagens a celebridades imerecedoras e sambas ruins, mas não deixa de ainda ser um espetáculo, um show deslumbrante. Clique na foto para acessar o link com os vídeos em 360º dos desfiles do domingo.



Integrante da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Embassadors Christ Choir from Rwanda.

Gosto de canções gospel negras, americanas e africanas. Este coral é de Rwanda. Vale lembrar que Rwanda viveu uma violentíssima guerra civil nos anos 90, quando houve conflitos e genocídio entre as duas sociedades tribais que predominam na região, os tutsis e os hutus.

 

Tarantino em Cinecittà.

Terça-feira da semana passada aconteceu em Cinecittà a premiére do filme Os Oito Odiados, com a presença de Tarantino. Local: o charmoso estúdio 5, de Fellini.

 

VAI-VAI

Ontem, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Grêmio Recreativo Escola de Samba Vai-Vai. Passagem da bateria e dos puxadores do samba enredo.



É Luxo Só, de Ary Barroso, com Josee Koning.

A gravadora Sony cometeu um equívoco pra cima da história da MPB. No disco Dois Amigos, de Caetano e Gil, a faixa É Luxo Só tem a autoria atribuída a Inezita Barroso. Os herdeiros de "ARY" Barroso ficaram irritados e querem uma retratação.

E este vídeo é muito lindo. A cantora holandesa Josee Koning, especializada em MPB, canta É Luxo Só. A dançarina é Renata Araújo.


O Carnaval e o bloco Me Segura Senão Eu Caio.

Começa hoje no Brasil a festa do Carnaval. Até a Quarta-feira de Cinzas são cinco dias em que o país para literalmente. Se já não anda bem, fica pior. Epidemias, economia em crise, tudo fica eclíptico. E o pior é que a festa, já faz tempo, não tem mais a mágica e o encantamento de antigamente. Vemos apenas selvageria, empurra-empurra, música ruim, mãozinha pra cima, mãozinha pra baixo, vaidades e mercantilismos. 

Mas no vídeo que vai aí, a cidade de Recife quebra o lugar comum com o bloco Me Segura Senão Eu Caio, uma linda iniciativa inclusiva. 

Feliz Carnaval.




A bela Lienne Aragão. Volta Por Cima.

A canção é de autoria do compositor paulista Paulo Vanzolini (1924-2013). O vídeo, pela simplicidade, é um dos melhores em MPB que eu já vi. Destaca a beleza da cantora mas não desce abaixo do pescoço. E o formato simples valoriza a canção.




43rd Annie Awards.

Sábado ocorre a cerimônia de premiação das animações americanas, o Annie Awards, no UCLA's Royce Hall em Los Angeles, California.



Diva do Carnaval. Camila Silva.

Camila Silva é paulista e já tem história na escola de samba paulistana Vai-Vai. Agora brilha também no Rio de Janeiro na Mocidade Independente de Padre Miguel.



Nessie Expedition, a banda japonesa que toca country.

Os japoneses só não fazem o que não querem.