Vencedores do Sundance Film Festival.

Depois da polêmica sobre a ausência de atores negros no Oscar, o Sundance apresenta como o grande vencedor o filme The Birht of a Nation, que conta a história de Nat Turner, escravo que liderou uma rebelião de 48 horas contra fazendeiros e escravistas no estado da Virgínia em 1831, provocando uma retaliação violenta dos brancos. O filme foi escrito, dirigido e estrelado pelo ator negro Nate Parker. O fenômeno do Oscar fez o filme ter a distribuição disputada por vários estúdios de Hollywood.  A Fox Searchlight venceu a concorrência. Clique na foto para acessar o site do Sundance com este e outros vencedores. 



Livro de Eugenio Marino e a canção Mamma Mia Dammi Cento Lire

O escritor Eugenio Marino, responsável pelos assuntos de emigração do Partido Democrático italiano, lança no Brasil o livro Partir Sonhando, que fala da relação entre a música e a diáspora das imigrações.

Um forte exemplo é Mamma Mia Dammi Cento Lire, que fala de uma garota que, contra a vontade da mãe, parte para as Américas, sofre com a maldição que sua mãe joga nela, tem o barco onde viajava afundado e morre. Neste clipe, a carismática canção é interpretada pela beleza do trio Le Mondine.

 

Funeral de David Bowie em New Orleans.

New Orleans é o berço histórico do jazz. Quando morre alguma personalidade musical da cidade, é costume fazer funerais com a banda seguindo o caixão. É um exercício literal do que se dizia aqui  no Brasil antigamente de "botar o bloco na rua", numa época em que os enterros saíam das casas a pé até o cemitério. Semana passada fizeram em New Orleans o enterro de David Bowie. Obviamente sem a presença do ídolo e o respectivo caixão. Pelo visto aí no vídeo, os idealizadores não são os genuínos bailarinos de bota fora da existência de New Orleans, uma rapaziada de maioria negra. De todo modo, e apesar de Bowie nunca ter criado música especificamente jazzística, acho que mereceu a homenagem



Sundance Film Festival. A Flag Without a Country.

De 21 a 31 de janeiro acontece o Sundance Film Festival, em Park City, Utah. Todos os filmes são independentes, o que dá à iniciativa, que começou com Robert Redford na década de 70, um charme a mais. Todo ano dou uma espiada geral. São Muitos concorrentes. Este documentário sobre o drama dos curdos foi o que chamou mais a minha atenção até o momento.

A Flag Without a Country.



Sundance Film Festival

Oscar. Animação. Trailer de When Marnie Was There.

When Marnie Was There foi produzido pelo conhecido estúdio japonês Ghibli, de Ayaho Miyazaki, que já tem um Oscar por A Viagem de Shihiro.

Anna é uma garota solitária que se muda com os pais adotivos para uma cidade pequena e faz amizade com Marnie. Mas, para seguir o ótimo padrão das animações japonesas, e claro que não falo das bobagens feitas para TV, Marnie não é o que parece ser.

 

Olodum, Salvador, Bahia.

Pouca coisa resta de verdadeiramente respeitável e interessante no Carnaval de Salvador, um dos mais movimentados do Brasil. A maioria das iniciativas caem na mesmice comercial e no empurra-empurra das multidões. Passo longe. O que ainda vale a pena apontar são os afoxés tradicionais,a orquestra Rumpillez e o sempre impactante grupo de percussão Olodum, que ficou mundialmente famoso ao gravar clipe com Michael Jackson.  Aí está um dos melhores vídeos do Olodum na internet, e que mostra quase todas as coreografias.




Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

Quem me vê postando sobre Carnaval  pode imaginar que eu sou um grande "folião". Nem de longe. Mas gosto do rico e variado cenário musical e da manutenção dos valores culturais da festa. Pois bem, o maestro Forró, de Recife, tem estilo peculiar por inovar a cadência do frevo, ao mesmo tempo que mantém os padrões tradicionais. Outro ponto que merece nota é que ele se mexe bastante à frente da orquestra, o que lembra, de certo modo, o lendário Severino Araújo e a Orquestra Tabajara. Mas Severino, embora fosse um inovador de seu tempo, por traduzir para os ritmos brasileiros o universo das big bands americanas, apenas rebolava discretamente. Forró chacoalha tudo. Do corpo à música. Neste vídeo, ele entra com o frevo tradicional Vassourinhas, passa pelo jazz com Um Americano em Paris, de George Gershwin, e termina com o coco, um ritmo praticamente folclórico de Pernambuco. Forró é um arranjador e um instrumentista de postura ecleticamente rara. E sobretudo um showman.

    

Mocidade Independente de Padre Miguel. Ensaio técnico 2016.

A bateria Não Existe Mais Quente se prepara para a Marquês de Sapucaí. Hoje em dia, toda bateria de escola faz a sua "paradinha". Mas a da Mocidade, desde o tempo de Mestre André, é a melhor. 

  da

Elba Ramalho. Frevo, Paixão e Zueira.

Após hiato de sete anos, Elba Ramalho lança frevo para o Carnaval 2016.






Banda Rumpillez. Afro-brazilian jazz band.

Criada pelo maestro Letieres Leite em Salvador, Bahia, a banda Rumpillez apresenta agradável e talentosa fusion entre a percussão afro-baiana e o jazz. Neste vídeo, a banda faz sua incursão no universo do compositor Dorival Caymmi. 




Site Oficial da Banda Rumpillez

Milton Nascimento e Elis Regina. Uma pequena nota.

Uma obra para ler e guardar com carinho na biblioteca é o livro "Elis, Uma Biografia Musical", de Arthur de Faria. Para compor a obra, o autor entrevistou o compositor Milton Nascimento, injustamente esquecido em outra biografia anterior, de outro autor. Elis foi importante para Milton e vice-versa. Um dado revelado que eu achei muito interessante: no começo da carreira, Milton nutria paixão platônica por Elis. Nunca se declarou. 

 

Milton sempre teve e tem algumas esquisitices. Por décadas, usou boné. Um bonezão de fazer de sacola e trazer melancia da feira. Agora deixou o boné mas usa óculos de sol no escuro do teatro.

Mas a voz é linda. Grande Milton.

Jazz indiano. O sax alto de Rudresh Mahanthappa.

Rudresh Mahanthappa tem espaço até nos Estados Unidos e é mencionado no alto circuito de crítica musical americano.

 

A. R. Rahman.

O cantor indiano A.R. Rahman anuncia shows em prol de vítimas das enchentes. Gosto do trabalho dele desde que tomei conhecimento da existência, através da trilha de Quem Quer Ser Um Milionário. Claro que não posto isso pelos shows distantes, mas pela voz dele, que é bonita e interessante. 

 

Slumdog Milionaire Theme, Jai Ho:



A Bachata da República Dominicana. Família Soriano.

Como todo ritmo caribenho, a bachata é sensual e envolvente. É derivada do bolero cubano, mas com o tempo um pouquinho mais puxado. É muito difícil encontrar vídeos com grupos originais. Geralmente encontramos produções para turistas. Mas os membros da família Soriano são estado bruto.




Le sambê en français. Aurélie & Verioca. Pas à Pas.

Aurélie e Verioca são duas francesas que cantam MPB. Já são bastante conhecidas no Brasil mas eu ainda não tinha visto. "Je ne l'avais pas encore vu. Oui!"

 

NYT. 52 lugares para ir em 2016. O Brasil ficou de fora (out).

O New York Times publicou a lista anual de 52 lugares para ir em 2016. O Brasil ficou de fora. Alguns podem dizer: "que se danem os americanos, se não querem vir, não venham". Mas esta é a melhor visão? Claro que não. Esta é a visão ufanista e cega. O Brasil é um lindo gigante, com milhares de pontos que merecem visitação, mas está perigoso e desestruturado.

Foto da ilha de Guadeloupe, Caribe, recomendada pelo NYT. Clique para ver mais.



Maria Bethânia. Caderno de Poesias.

A cantora Maria Bethânia brinda seu público com o lançamento do CD Caderno de Poesias, onde canta e recita. Este vídeo contém a abertura e alguns trechos do magnífico trabalho. Uma das mais charmosas vozes da MPB, Bethânia também é alvo do divisionismo patrulheiro que domina o cenário político do Brasil. Tempos atrás foi fritada por tentar fazer um blog com o mesmo perfil deste CD, utilizando recursos da Lei Rouanet de incentivos culturais. Bethânia é uma deusa. Não admito que a maculem. 

 

Airbus A.319 Avianca. Aproximação Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro.

A mais bonita aproximação do mundo. Chegando sobre o Maracanã, Mirante Dona Marta, Laranjeiras, Botafogo e Aterro do Flamengo. 




Carlinhos Russo. Quem Dá Volta na Boca é Batom.

No Morro da Pedreira, o pagode comédia de Bezerra da Silva e Morengueira fez escola.

 

Não Enche o Saco do Chico.

O Brasil está politicamente dividido e boa parte dos brasileiros não conhece o verdadeira sentido da democracia e da tolerância. Opiniões contrárias são fritadas com facilidade, boçalidade e nenhuma compostura. O compositor Chico Buarque de Holanda, que defende o governo da Presidente Dilma Roussef, em fins do mês passado, foi hostilizado na rua, em frente a um restaurante do bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. A polêmica foi grande nas redes sociais e rendeu barulho de ambos os lados. 

A bem humorada marchinha composta recentemente pelos músicos mineiros Vitor Velloso e Marcos Frederico, Não Enche o Saco do Chico, está inscrita no concurso de marchinhas de Carnaval da Fundição Progresso.




Lucy Alves. Samba da Imperatriz Leopoldinense.

O ano de 2016 será o ano da "sanfoneira" paraibana Lucy Alves. Gravou o samba da Imperatriz Leopoldinense e está escalada para atuar como atriz em série da Globo. É apontada como "vencedora do The Voice Brasil", mas é mais do que isso. Canta e toca desde menina e já a vi se apresentando até com Sivuca. Cresceu e tornou-se uma bela morena.



Anna Borges canta Ary Barroso. Morena Boca de Ouro.

Todo mundo conhece a música ‘Aquarela do Brasil’, mas pouca gente sabe quem foi Ary Barroso”, disse Marcio Barroso, neto e herdeiro do compositor. Este ano ele vai tocar alguns projetos para difundir o nome do seu ancestral. “Quero que o conheçam, até porque vovô andava na rua conversando com todo mundo, não era de ficar trancado em casa se fingindo de importante”. Entre os projetos de Marcio para o ano que começa, estão três livros infantis com as letras das canções de Ary e um documentário sobre sua vida e obra.

Minha canção predileta de Ary com Anna Borges. 

 

Cenas do Brasil. BBC. Crianças da Maré.

A BBC apresenta matéria focando duas crianças que moram no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e o efeito que a violência pode resultar na rotina e no desenvolvimento delas. 




Ok, a matéria é boa e verdadeira. Só faço uma ressalva. As matérias internacionais sobre o Brasil fazem abordagens localizadas e nunca esclarecem que o Brasil é um país gigante e complexo. A própria cidade do Rio de Janeiro o é. Temos espaços problemáticos e temos ilhas de desenvolvimento com IDH europeu.

Soul Train Awards 2015.

Em novembro ocorreu a premiação do Soul Train Awards. O cantor de hip hop, Lecrae, ganhou o prêmio Best Gospel and/or Inspirational Song com a composição All I Need is You. Não é algo que me encante. Se o rap e o hip hop significam certo grito de revolta dos oprimidos, oferecendo alguma força de identidade cultural em contraponto ao lamentoso blues, como gênero musical ficam devendo. Minha predileta no Soul Train é Jill Scott, que ganhou como melhor cantora de rhythm & blues, e sobre quem eu já postei um vídeo aqui.

 

Hercules Gomes e Rodrigo y Castro. Modulando, de Radamés Gnattali.

Leitura moderna das raízes do choro. Radamés Gnattali (1906-1988) ainda é o melhor do melhor da música erudita brasileira contemporânea. Vai aí com o brilhante pianista capixaba Hercules Gomes e o flautista paranaense Rodrigo y Castro. 

 

Irmã Cristina Scuccia. La vita che non ho mai avuto.

A freirinha italiana Cristina Scuccia, que fez sucesso no The Voice, está fazendo parte do elenco da versão italiana do musical Mudança de Hábito, no teatro Brancaccio, em Roma. 



Os Muppets cantam Paul Simon.

A legendária banda dos Muppets, Dr. Teeth and the Electric Mayhem, cantam Kodachrome, de Paul Simon. Eletrizante, hehe. Na bateria, o Animal.