Lu Chase. By My Side.

Lu Chase é sul-africana e rotulada como "burlesque" devido as apresentações performáticas. Sinceramente, não vi muita coisa de burlesque, que conheço como os showzinhos erotizados de teatro vaudeville da virada dos séculos XIX e XX.  Neste clipe, pelo menos, que tomei conhecimento através da timeline do Facebook, Lu Chase tem tudo do mais puro soul novaiorquino. Sozinha, ela faz um som que me lembrou The Three Degrees ou The Supremes. 

 

Crianças imigrantes refugiadas dormindo

Magnífico trabalho do fotógrafo sueco Magnus Wennman.

Há um verso da canção Noite do Meu Bem, de Dolores Duran, que eu gosto:

"Hoje, eu quero paz de criança dormindo".

Morre Mark Murphy, aos 83.

Morreu dia 22, em New Jersey, aos 83, o cantor de jazz Mark Murphy. Mais de 50 anos de carreira e 40 discos gravados. Era cult para muita gente e concorreu ao Grammy seis vezes. Chegou a ser chamado por Ella Fitzgerald de "my equal".

 

New York Times: Mark Murphy, an Unconventional Jazz Vocalist, Dies at 83

Tony Bennet & Bill Charlap.

Tony Bennet, 89 anos, lança novo trabalho. Depois da parceria com Lady Gaga, agora vem  com o pianista Bill Charlap e canções de Jerome Kern. Incrível, mas Tony, com esta idade, perdeu pouco do timbre, que continua bonito e personalizado. 




Curta-metragem. Rosa, These Storms.

A tocante história de Rosa, garota do interior pobre e desestruturado da Guatemala. Depois de passar por privações devido uma gravidez indesejada, Rosa consegue tornar-se enfermeira. Para assistir, recomendo a tela cheia.




Universidade do Texas abre arquivo de Gabriel García Márquez para pesquisa.

A Universidade do Texas abre para pesquisa o acervo que adquiriu da família de Gabriel Garcia Márquez. São manuscritos, cadernos de notas, dez livros, 40 álbuns de fotografias, duas mil correspondências, entre elas cartas de Carlos Fuentes e Graham Greene, rascunhos do discurso para a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel em 1982, além de objetos pessoais como duas máquinas de escrever Smith Corona e cinco computadores Apple. Entre os achados estão ainda vários rascunhos do livro “En agosto nos vemos”, obra que Gabo nunca chegou a terminar. Clique na imagem para saber mais.



McCrary Sisters. Let It Go!

De Nashville, Tennessee. O blues caipira (e, por isso, original) das irmãs McCrary.



They Don't Care ABout Us. Julia Westlin.

They Don't Care About Us, canção que Michael Jackson gravou no Brasil com o grupo Olodum, na voz de Julia Westlin. Ela é sueca.

 

Indycars atravessam a Golden Gate bridge.

De San Francsico a Salsalito. Imagens em 360º e HD feitas com uma câmera GoPro. Coloque o mouse sobre a imagem e gire.

 

Dona Ivone Lara.

Aos 94 anos, a carioca de Botafogo e pioneira feminina do samba, dona Ivone Lara, ganhou CD e DVD em sua homenagem. Gravado no fim do ano passado, o show registrado ao vivo teve a participação de vários artistas. Este clipe promocional tem o sucesso Sonho Meu.

 

Curta. Medicine, a Dance Film.

Geralmente não aprecio balé, mas este curta-metragem eu achei bonito. Direção de Charles Baldassarra, coreografia de Zack Benitez, com Tamara Marthe e Zack Benitez. Os movimentos têm erotismo e a bailarina é bonita.

 

Joe Damiani. Scelgo l'amore.

A música pop italiana perdeu a força que possuía nas décadas de 60 e 70, quando brilhavam  Segio Endrigo, Gianni Morandi, Pepino di Capri, Lucio Dalla e outros. Mas bons nomes atuais sempre surgem. Joe Damiani é de Brescia. E é baterista que canta, uma coisa ainda rara. Vale destacar também a bonita garota que participou do clipe.




Williams F1. A visão do cockpit e do funcionamento do volante.



Scorsese ganha exposição em Paris

O diretor americano Martin Scorsese brilha em exposição no La Cinématèque Francaise. A iniciativa permanece até o ano que vem.



Mark Twain Prize for American Humor 2015 vai para Eddie Murphy.

O ator Eddie Murphy receberá hoje, em solenidade no Albert Hall do Kennedy Center, em Washington, o Prêmio Mark Twain de humor. O prêmio é dado aos comediantes americanos desde 1998. Já ganharam Woopy Goldberg, Richard Pryor, Billy Cristal, George Carlin, entre outros.

Em princípio, parece que o prêmio é direcionado a todo profissional de humor. Porém, os vencedores, desde o início até hoje, foram apenas artistas do showbiz. Diante dessa constatação, acho fora de tom colocar o nome de um escritor para premiar apenas artistas do showbiz. Prêmio Jimmy Durante ficaria melhor. Caso contrário, deveriam alargar a análise de indicados e premiados. 

 

Emilia Clarke, chuchu 2015.

A revista masculina Esquire, de linha esporte chique, elege Emilia Clarke a mulher mais sexy de 2015. Beleza e feiura são abstrações subjetivas. Quem o feio ama, bonito lhe parece, já diz a filosofia popular. Mas, enfim, na aceitação geral do Largo do Rosário e da Praça da Sé, a mocinha aí não é de se jogar fora.

 

Mariza. Mundo.

Saiu agora, em outubro, o novo trabalho da charmosíssima e talentosíssima cantora portuguesa Mariza, o álbum Mundo. Este clipe com a canção Paixão é o carro chefe da divulgação. O charme de Mariza atravessa os mares como as velhas caravelas. 

 

O batuque do Barbatuques.

O grupo Barbatuques utiliza recursos do próprio corpo para fazer percussão.

 
br />

84 anos do Cristo Redentor.

Neste fim de semana a Arquidiocese do Rio de Janeiro promoveu algumas solenidades para comemorar os 84 anos do Cristo Redentor. Mais visitado ponto turístico do Brasil, o belo monumento é famoso no mundo inteiro. Este vídeo, que conta aspectos históricos, fala sobre dados estatísticos e mostra a cidade do alto, foi realizado por um turista mexicano na época da Copa do Mundo. El Cristo Redentor, ou Christ the Redeemer, é um orgulho do Brasil. Vê-lo iluminado à noite é uma visão de sonho. 

 

Arquidiocese do Rio de Janeiro. Site oficial do Santuário do Cristo Redentor.

Banda Lucky Berlino & Pizza Connection. C'e La Luna Mezz'o Mare.

A banda apresenta arranjo pop/rock atualizado, ou quase isso, da canção C'e La Luna Mezz'o Mare, que fez parte da trilha de O Poderoso Chefão. Diz a resenha do vídeo que é uma canção "ítalo-americana dos anos 50". Não é. O filme que a tornou conhecida é dos anos 70 e a canção é antiga e tradicional da Sicília. 




G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira. Samba 2016.

Samba vencedor da Mangueira para 2016. Homenagem a Maria Bethânia. Canta Ana Costa. A novidade fica por conta da ausência da gritaria masculina tradicional, substituída pela voz bonita de Ana, e da participação de um bandolim, instrumento delicado e pouco utilizado no barticum das escolas. A letra, como em todo samba-enredo, é uma mistureba de símbolos nos versos que parecem não terminar nunca. O bom disso é o conjunto da percussão. Neste caso específico, parabéns à cantora. 



Born to Be Blue. Ethan Hawke vive Chet Baker.

O filme Born to Be Blue, de Robert Budreau, estreou no último Festival de Toronto. Fala sobre a vida do trompetista Chet Baker, especialmente no fim dos anos 60, quando o artista afundou o pé nas drogas. É curioso constatar como todo artista que perde o controle do vício dá um toque de divindade à sua arte. Muitos foram assim, Chet também. Chegou a perder dentes por apanhar de traficantes. Mas o som que ele deixou é demais. Gostei muito do tema e trouxe para cá este pequeno trecho do filme, onde Hawke atua sobre Somewhere Over The Rainbow, a bonita trilha de O Mágico de Oz. Com Chet, a velha trilha de Harold Harlen, de 1939, ganha ainda mais brilho e estilo cool.




Chet Baker. Somewhere Over The Rainbow completo.

Vilãs Disney, por Andrew Tarusov.

O ilustrador Andrew Tarusov e as vilãs Disney em poses sexy, estilo pin-up. Até a tradicionalmente baranga Madame Mim ficou bonita, já que a proposta é mesmo a de dar beleza às vilãs. E a melhor é a mamãe Gothel, de Enrolados. O desenho original já é bem sexy, mas com Tarusov ganha contornos um pouco mais ousados. 



Duo eMPathia Jazz. Mafalda Minozzi e Paul Ricci.

Jazz ítalo-americano-brasiliano. Duo formado pela cantora Mafalda Minozzi e o guitarrista Paul Ricci. Mafalda vive entre o Brasil e a Itália faz muito tempo, é bastante conhecida por aqui fazendo a ponte entre a música brasileira e a italiana, já emplacou sucessos que tocaram inclusive nas telenovelas, e Paul Ricci é de Nova York. Os dois se conheceram há muito tempo no Brasil mas apenas recentemente formaram o duo eMPhatia Jazz, criado em São Paulo, mas com a proposta de sair pelo mundo. Bonito som, com a experiência, o talento e a fusion Brasil-Itália-Estados Unidos.  Neste vídeo, um bom Cole Porter, Everytime We Say Goodbye,

 

eMPathia Jazz

Site da Fondazione Hermann Hesse.

O escritor Hermann Hesse era alemão mas não se dava muito bem com a política de seu país desde a 1ª Guerra Mundial. Radicou-se na Suíça, ganhou o Nobel em 1946 e morreu em Montagnola, cidade onde há uma fundação e um museu com o nome dele e dedicados à obra dele.



Grupo Ordinarius.

Eu já falei deles por aqui. Gosto do trabalho. O grupo vocal Ordinarius, que vem alcançando um público grande e espontâneo nas redes sociais com seus vídeos criativos de releituras variadas, continua a turnê de lançamento do álbum “Rio de Choro”, o segundo na carreira do sexteto. O disco foi lançado sábado, dia 3 de outubro, no Teatro Rival Petrobrás. Neste clipe, a canção Vide Gal, de Carlinhos Brown.

 

Prêmio Roberto Morrione. Fondi Rubati all'agricoltura.

O filme Fondi Rubati All'Agricoltura, de Alessandro Di Nunzio e Diego Gandolfo, acaba de ganhar o prêmio Roberto Morrione de TV e jornalismo. O documentário mostra como ainda hoje, apesar dos grandes chefes como Salvatore (Totò) Riina e Bernardo Provenzano estarem na cadeia, a Cosa Nostra comanda a agricultura da Sicília, impondo medo a camponeses e autoridades e falsificando documentos para obter fundos da União Europeia. Enfrentar a máfia não é para qualquer um. Ela é extremamente perigosa, possui tentáculos em todas as áreas da economia e da administração e vem de dentro das famílias e da cultura. Vai aí o trailer. A bela trilha sonora é do compositor palermitano Angelo Sicurella. 




Vale esclarecer que a expressão "Cosa Nostra", costumeiramente utilizada para designar a máfia siciliana, surgiu nos Estados Unidos a partir da atuação do emblemático chefe (capo) Charlie (Lucky) Luciano (1897-1962).

Premio Roberto Morrione

Quadrinhos. Heart and Brain.

Nick Seluk, o cartunista do site The Awkward Yeti, bolou a dupla de amigos Heart and Brain para satirizar o comportamento humano. Um é racional e o outro completamente emocional e porrinha louca.



Maite Hontelé no Caribbean Jazz Festival 2015.

O Caribbean Jazz Festival ocorreu nos dias 25 e 26 de setembro na bonita ilha de Aruba. Um dos pontos altos foi a apresentação da trompetista holandesa Maité Hontelé. Apesar de europeia, Hontelé está cada vez mais consolidada como uma das melhores do som latino.