Samba concorrente da Mocidade Independente de Padre Miguel para o Carnaval de 2016.

Devido o carisma da bateria Não Existe Mais Quente, a Mocidade Independente de Padre Miguel é a minha escola de samba predileta. É por ela que eu sempre torço nos carnavais. Os compositores que competirão para emplacar o samba do desfile 2016 já estão exibindo seus vídeos no Youtube. Vai aí o que eu achei mais simpático. 


Rubem Braga. Ai de ti, Copacabana.

No Brasil, o gênero crônica teve em Rubem Braga (1913-1990) um de seus maiores estilistas. Esta talvez não seja a melhor crônica de Rubem, mas é uma das mais famosas. Escrita em 1958,  é uma ironia à canção Copacabana, composta na década anterior por Braguinha e Alberto Ribeiro. 




As vovós da ditadura.

A maior emissora da Alemanha, a Deutsche Welle, fez uma série de vídeos com mulheres que vivenciaram situações políticas de exceção. Há uma africana, uma chilena, uma bielorussa, uma alemã, uma chinesa e uma brasileira. Mas a "brasileira" Nena, pertencente à comunidade de imigrantes alemães de São Paulo, não fala sobre a ditadura militar, mas fala, e em alemão (com legendas), sobre a era Vargas e a proibição de manifestações culturais alemãs durante a 2ª Guera Mundial. O vídeo foi realizado na sede da antiga Deutsche Schule, na Vila Buarque, São Paulo. O prédio é tombado pelo departamento de patrimônio histórico da cidade. Destaco a curiosidade sobre a brasileira, mas todos os depoimentos são interessantes e as entrevistas são realizadas pelas próprias netas.



Vale lembrar que o mesmo fenômeno aconteceu com os italianos. O Colégio Dante Aligheri sofreu intervenção e teve o nome alterado para Colégio São Leopoldo, durante o período de guerra. 

Turnê Dois Amigos, Caetano e Gil.

Para celebrar os 50 anos de carreira, os compositores baianos de mesma geração e que sempre conviveram, Gilberto Gil e Caetano Veloso, fazem a turnê Dois Amigos. Entre julho e agosto, passaram por quase todas as grandes capitias europeias e Tel Aviv, Israel. Até outubro, rodam o Brasil. Estão neste momento em Porto Alegre, sul do país. Este vídeo foi feito pela TV Globo em 2012, com a cantora, também baiana, Ivete Sangalo.

 

Documentário rápido. Beco das Garrafas.

O bequinho da rua Duvivier, 37, Copacabana, Rio de Janeiro, chamado de Beco das Garrafas, foi berço da bossa nova e de muitos artistas dos anos 50 e 60 que davam canja nos pequenos e efervescentes night clubs que haviam por ali. Após mais de trinta anos abandonado, o Beco das Garrafas está revitalizado. A maioria dos artistas que passaram pelo Beco não eram exatamente valores da bossa nova. O Beco era bossa nova e mais um pouco. Havia de tudo, como Simonal e Elis Regina. Verdade mesmo é que, a partir de meados do ano passado, com a inauguração de apenas um bar (night club), o Bottle's Bar, o encanto do Beco retornou. Pelo menos em parte, porque o reboliço do passado teve o seu tempo e não volta. Espero que o Beco permaneça, se não como ponto de gênese de música, sua vocação na história, pelo menos como ponto turístico de sólido e permanente resgate cultural, bem como mais uma opção atual para a vida da boemia carioca, que anda meio judiada. 


O frevo e a guitarra. Explodindo no Frevo, Luciano Magno.

A guitarra, que tem instrumentistas como Patt Matheny, Carlos Santana, Joe Pass (1929-1994) e outros, no Brasil tem Luciano Magno, que traduz a guitarra para o frevo. Luciano mora em Recife. Qualidade rara. Para leitores não brasileiros, observo que o frevo é um ritmo natural da cidade de Recife, litoral da região nordeste do Brasil, surgido no final do século XIX, uma variação mais energética do maxixe e até hoje muito tocado no Carnaval.

 

Curta-metragam. One More Summer In The Big City.

Bonitas imagens do verão em Nova York, especialment de Brighton Beach. A trilha sonora é de Kevin McLoed.

 

Fotojornalismo. Dez anos depois do Katrina.

Para fazer a sobreposição das imagens que colheu na época com as de hoje, o fotógrafo da agência Reuters, Carlos Barria, voltou ao cenário da tragédia que descortinou a face desestruturada do país mais poderoso do planeta. Galeria TheAtlantic.



Natalia Lafourcade. Lo Que Construimos.

Clipe recente da cantora mexicana Natalia Lafourcade. Me gusta mucho. Já veio ao Brasil mas não é muito conhecida por aqui. É talentosa como cantora e como compositora e o melhor valor do pop rock mexicano da atualidade. A voz e o timbre não têm poder mas é bem personalizado, só dela, e a qualidade e o estilo das canções dão a ela um charme único e especial. 

 

Documentário rápido. Wilson Moreira.

Wilson Moreira, o Wilson "Alicate", é figurinha simpática que merece divulgação. É um velho mestre do samba carioca de raiz, parceiro de Candeia, Paulo César Pinheiro e outros.

 

O CD Wilson Moreira em Versos e Quadras está sendo vendido pelo site de crowdfunding Krickante:

Wilson Moreira no Krickante

A polêmica sobre o Diário de Anne Frank.

A menina Anne Frank, que morreu em um dia desconhecido de 1945, no campo de Bergen-Belsen, deixou o diário famoso onde conta suas desditas e emoções vividas durante o Holocausto. Em tese, pela Convenção de Berna, os direitos autorais terminariam em 1º de janeiro de 2016, caindo em domínio público. Ocorre que o diário publicado é uma adaptação do original, organizada pelo pai de Anne, Otto Frank, que faleceu em 1980. A Fundação Anne Frank anuncia que vai recorrer à justiça contra quem desrespeitar os direitos de publicação.



Fotojornalismo. Escola de balé da Cracolândia.

Há muitas ONGs pilantras, que pegam dinheiro público para fazer proselitismo e demagogia. Mas a escola de balé com meninas pobres da Cracolândia, a região degradada da Luz e do Bom Retiro, em São Paulo, é diferenciada e interessante porque pode gerar talentos se a menina tiver acompanhamento e destinação. O trabalho foi visto pelas lentes da agência Reuters.



Prêmio Gabriel García Márquez de periodismo iberoamericano

Organizado pela Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo (em português, jornalismo) Iberoamericano (fnpi), o prêmio GGM 2015 vai de 29 de setembro a 1º de outubro. Vou acompanhar o resultado. A abrangência é latina de forma geral e contará com oito brasileiros convidados. Em 2013, o brasileiro Lucio Castro, da ESPN Brasil, venceu com o trabalho Memórias No Chumbo – O futebol nos tempos do Condor.  


O electro blues de Boo Boo Davis.

Blues originalíssimo do Delta do Mississippi.

 

Propaganda internacional. Tesco Lotus, Tailândia.

Os comerciais com apelo emocional feitos na Tailândia sempre funcionam muito bem e ganham destaque na internet. Este, lançado recentemente, foi realizado pela rede de supermercados Tesco Lotus e mostra o dia agitado de um taxista. Mas há uma surpresa no fim.



Instituto Jacob do Bandolim e Casa do Choro leiloam pertences de Jacob.

Lá vou eu falar de Jacob novamente. Desculpem se me repito, mas ele foi um compositor popular importante. Nome completo: Jacob Pick Bittencourt (1918-1969).

O Instituto Jacob do Bandolim e a Casa do Choro realizam leilão de pertences pessoais e instrumentos musicais de Jacob (1918-1969). A iniciativa começou dia 3 de agosto e vai até dia 21. Gostaria de poder arrematar pelo menos a caneta tinteiro Parker, com lance mínimo de 500 reais. A Casa do Choro fica na rua da Carioca, 38, Centro, Rio de Janeiro.




Uma curiosidade sobre Jacob: apesar de ter vivido o século XX, não há sobre ele, pelo menos que se conheça publicamente, nenhum vídeo ou filme de suas apresentações, algumas imortais, como o show Jacob, Elizeth Cardoso e Zimbo Trio, em 19 de fevereiro de 1968, no Teatro João Caetano. O show foi gravado ao vivo e ficou eternizado em dois álbuns, considerados por muitos críticos como as melhores gravações de Música Popular Brasileira (MPB) de todos os tempos. Há com Jacob, infelizmente, apenas fotos e seus áudios magníficos, o som límpido dos bandolins feitos da mesma madeira com que eram feitos os tamancos portugueses. Os instrumentos eram encomendados a um luthier até hoje desconhecido.

Clique para ouvir as faixas Barracão (Luiz Antonio e Oldemar Magalhães) e Carolina (Chico Buarque de Holanda). 

Jacob do Bandolim, Elizeth Cardoso e Zimbo Trio. 

Choro da sexta-feira. Dudu Maia, Bebe Kramer e Gabriel Grossi. Vibrações.

Para brasileiros e para não brasileiros, vai aí um pedaço do que há de melhor em música instrumental no Brasil. O choro Vibrações foi composto em 1967 pelo fantástico instrumentista e compositor Jacob do Bandolim (1918-1969). Jacob deixou gravações que se tornaram clássicas pela beleza simples das frases melódicas, bem como pela habilidade e qualidade sonora até hoje inigualadas. E este quarteto, composto por Dudu Maia (bandolim), Felix Junior (violão 7 cordas), Bebe Kramer (acordeon) e Gabriel Grossi (harmônica) executam Vibrações com tempo, sensibilidade e personalidade inovadoras.

 

Existential Comics, os quadrinhos filosóficos.

Trabalho do cartunista Corey Mohler apresenta o melhor do pensamento ocidental através de tiras e quadrinhos. Muito interessante. Hehe, lol, René Descartes em uma reunião de Céticos Anônimos? Meus olhos viram na empreitada um certo humor bastante sofisticado.


Machado de Assis Magazine.

Iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional cria a Machado de Assis Magazine, cuja intenção fundamental é difundir no mundo a obra de Machado de Assis e de muitos outros escritores brasileiros, com traduções para o inglês e o espanhol. 



Sem favor nenhum, Machado não perde nada para Stendhal, Dostoiévsky, Proust ou qualquer outro escritor de peso da literatura mundial. Não é tão conhecido no mundo porque escrevia em português, o que é uma limitação. Como toda tradução, Machado vertido para qualquer outro idioma pode perder seu sol carioca natural e antigo, o que para nós, brasileiros, tem um sabor especial, mas é bom vê-lo traduzido. 

O conto O Caso da Vara, em inglês, transforma-se em "The Cane". 

"Sinhá Rita was forty on her birth certificate, and twenty-seven in her eyes. She was a handsome woman, lively, jolly, fond of a good laugh; but when it suited her, as fearsome as the devil himself."

XV Tchaikovsky International Competition.

Em Moscou, entre junho e julho, ocorreu o mundialmente conceituado Tchaikovsky International Competition, que é, vamos dizer, assim, uma espécie de "show de calouros" do Raul Gil, mas de refinadíssima qualidade, hehe. O mongol Ariumbaatar Ganbaatar foi o vencedor do quesito vozes. É barítono, o estilo com timbre mais grave do que o dos tenores. Aliás, e somente para lembrar uma curiosidade, um dos cantores russos que ganharam mais fama recentemente, através da internet, Eduard Khil, o "tralálá", falecido em 2012, era um barítono. 




Acesse o site oficial para saber mais:



Woody Allen e The Eddy Davis New Orleans Jazz Band no Café Carlyle, Nova York.

Woody Allen conhece jazz. Um dos pontos de carisma dos filmes dele, além das piadas e ironias, são as trilhas com jazz, sempre escolhidas com capricho. Neste vídeo ele se apresenta com o The Eddy Davis New Orleans Jazz Band, no Café Carlyle. Bom jazz e boas imagens de New York City. Além de cineasta autoral de estilo próprio, categoria em extinção, Allen é um instrumentista de razoável qualidade.  

 


Flash mob. Mozart em Munique.

Em junho, a Munich Philharmonic Chamber Orchestra fez este flash mob em um shopping do centro de Munique. Mozart era imaturo, relacionava-se mal com a mãe, que chamava de "mamã", e era dominado pelo pai, mas como artista continua encantando. 


As Cartas de Mozart.

Literariamente interessantíssimas porque revelam a personalidade do gênio. Vaidoso, egocêntrico, egoísta, imaturo. E chauvinista. O chauvinismo, claro, é uma questão de época. Mas escreveu ao pai, Leopold, que o controlava, descrevendo Constanze, sua futura esposa, em detrimento de suas irmãs:

"Ela não é feia, mas ninguém pode dizer que ela é realmente bela. Sua beleza consiste em dois pequenos olhos negros e uma bonita aparência. (...) Ela tem suficiente compreensão humana para poder cumprir seus deveres de esposa e mãe. Não é inclinada ao luxo (...). Ela mesma faz seu penteado todos os dias. Ela sabe cuidar de uma casa - eu a amo e ela a mim de todos os nossos corações!".



Choro. Bole Bole, de Jacob do Bandolim. Nicolas Krassik, Zé Paulo Becker e Grupo Casuarina.

O choro, gênero essencialmente brasileiro que surgiu na virada dos séculos XIX e XX, não pode existir apenas através dos tradicionais regionais. Nova leituras são sempre alvissareiras. Neste vídeo, parte do DVD do Grupo de samba carioca Casuarina, que marca presença na Lapa, associado ao violinista francês Nicolas Krassic, que vem fazendo muito sucesso no Rio, e ainda o violonista Zé Paulo Becker, é executado, de Jacob do Bandolim (1918-1969), o choro Bole Bole. O DVD foi gravado em 2013 e lançado ano passado. Ouvir choro com violino, mesmo para aqueles que gostam de inovações, como eu, ainda é um pouco difícil. Leva um certo tempo de absorção. Essa galera sai do choro. Ok, sem problemas. O som é de primeira. Funciona muito bem como samba. E por partir do choro, cria um samba bem acima da média na qualidade melódica, rítmica e nas improvisações. 

 

Para ouvir o som original Bole Bole Jacob do Bandolim

Rio Olympic Games. The sound of Rio.

Ano que vem o mundo direciona os olhos para o Brasil novamente. Após a Copa do Mundo de futebol do ano passado, agora teremos as Olimpíadas do Rio. Falta apenas um ano. A contagem regressiva foi iniciada. As obras estão com o cronograma em dia. Mas há queixas. A cidade, eternamente linda pela natureza exuberante e pelo charme, está suja, violenta e perigosa. Este vídeo recente mostra com simpatia a espera pelos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O tema musical de fundo é a marchinha carnavalesca Cidade Maravilhosa, composta por André Filho em 1935 e que se transformou em verdadeiro hino. 

 

Ouçam Cidade Maravilhosa com Caetano Veloso:

Cidade Maravilhosa

Clipe musical do Sudão do Sul. Salam by A-Boy.

O Sudão do Sul tornou-se independente do Sudão a partir de 2011 através de referendo. Mas a nação já nasceu problemática. O que era ruim, ficou pior. Há no Sudão do Sul uma devastadora crise humanitária. A música do país, apesar de tudo, é simpática, como toda música africana. Sinto certa proximidade sonora com ritmos caribenhos, como o reggae, da Jamaica, ou o calipso, de Trinidad And Tobago. Mas, assim como o ovo e a galinha, não sei quem nasceu primeiro, se os ritmos do Caribe ou a música do Sudão do Sul. Em tese, a música africana é a gênese, mas a música do Caribe é mais expressiva e conhecida e pode ter feito caminho inverso de influências. 

 

Troféu HQMIX divulga a lista dos vencedroes de 2015.


Animação comédia. Sun of a Beach (O Sol da Praia).

Vencedora de vários prêmios em 2014, esta animação bem humorada foi produzida pelo estúdio escola francês MOPA (Motion Pictures in Arles). Há no título um claro trocadilho com "son of a bitch". 

 

Angela Maria, à vontade em voz e violão.

Aos 86 anos, Angela Maria lança agora em agosto seu centésimo décimo oitavo disco, acompanhada apenas com o violão de Ronaldo Rayol. Angela é um ícone da Música Popular Brasileira. Seu sucesso no rádio na década de 1950 era tanto que ela foi a grande musa inspiradora de Elis Regina no início de carreira. Elis sempre deixou muito claro que era tiete. Outro fato curioso é que o presidente e ditador do Brasil dos anos 30/40, Getúlio Vargas, ao encontrá-la, disse: "menina, você tem a voz doce e a cor do sapoti". O apelido "sapoti" pegou e a acompanhou por toda a carreira. Clique na foto e confira matéria do jornal Folha de São Paulo.



E Angela Maria no apogeu da carreira, em 1957, no filme Rio Fantasia, de Watson Macedo.