El Aleph Engordado

Entrevista do escritor e poeta argentino Pablo Katchadjian sobre El Aleph Engordado. Katchadjian está sendo processado por plágio por ter utilizado como base O Aleph, de Jorge Luis Borges. Enfim, resta a questão: acrescer obra clássica e já complexa em si é oportunismo? Bem, mas, antes de qualquer julgamento, é bom saber os argumentos de Katchadjian. Texto em espanhol.





Cartuns clássicos. Punch Magazine.

A revista britânica Punch Magazine é a mais clássica publicação de charges e cartoons do mundo. Supera a americana New Yorker. Fundada em 1841, funcionou até 2002. Publicou, entre outros, John Tenniel, o ilustrador de Lewis Carroll para Alice's Adventures in Worderland. Foi a Punch também que inaugurou a expressão "cartoon". Este site hospeda grande parte do material histórico.


Charge de Sir John Tenniel para a Punch Magazine que falava do Afeganistão, local que já enfrentava problemas no século XIX.

Apartamento de Seinfeld é recriado em Nova York.

O site de streaming Hulu, para promover as exibições que fará da série Seinfeld, recriou, no centro de Nova York, o cenário do apartamento onde eram vividas a maior parte das aventuras, e que pode ser visitado como um museu. Vale lembrar que a série era gravada em cenários do CBS Studios, localizados em Los Angeles. A cidade de Nova York, apesar de ser o ambiente do enredo, para as gravações ficava por conta apenas da fachada de um restaurante do Brooklyn. Neste vídeo, o ator que fazia o argentino nazista da sopa fala sobre a série e mostra o cenário. 




Prêmio Gold do Cannes Lions 2015. States Unite to Prevent Gun Violence.

Feito para a organização States United to Prevent Gun Violence, o filme mostra loja de armas em Nova York com câmera escondida. A intenção é derrubar os mitos que defendem o conceito da segurança oferecida por uma arma. O vendedor, surpreendentemente, expõe alguns argumentos chocantes, contando sobre o histórico da arma pretendida, tentando convencer os compradores sobre os perigos de uma arma em casa. O assunto é polêmico. O Brasil tem as leis pesadas e restritivas para o comércio de armas que os militantes pacifistas americanos tanto querem, mas é dono de índices de violência assustadores que deixam os padrões americanos no chinelo. São mais de 50 mil mortes por ano no Brasil. O que está errado com o Brasil é uma pergunta que eu faço a mim mesmo todo dia. Enfim, vejam a propaganda americana que venceu o Gold do Cannes Lions. 

 

Cannes Lions Grand Prix.

Vão surgindo os premiados do Grand Prix do Cannes Lions 2015. Aí está o primeiro brasileiro. Filme da Ogilvy Brasil para o Sport Recife. Mamães Seguranças é uma campanha pela segurança nos estádios. 




Morricone e os jesuítas.

Dia 12 de junho, em Roma, o Compositor italiano Ennio Morricone dirigiu um concerto em homenagem ao Papa Francisco e aos 200 anos de restauração da Companhia de Jesus, na Chiesa Del Gesu, igreja titular dos jesuítas. A Companhia de Jesus encomendou a obra Missa Papae Francisci. Anno duecentesimo a Societate Restituta, ao compositor de 86 anos que, na ocasião, dirigiu a Orquestra Roma Sinfonietta e os coros da Academia de Santa Cecília e do Teatro dell'Opera. A composição é bonita e demonstra o lado menos conhecido de Morricone, o sacro. Mas, para ser sincero, se o tema são os jesuítas, eu prefiro a trilha de A Missão (The Mission, Roland Joffé, 1986). Enfim, confiram trecho da apresentação.




Sempre lembrando: tema de Morricone para A Missão, a magnífica história do capitão do mato espanhol que faz um ato de fé, redime-se dos pecados, entra para a ordem jesuíta e encara a luta pelo território indígena contra os portugueses, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Dia do cinema nacional

Na semana que passou, dia 19, transcorreu o "dia do cinema nacional". Em comemoração, indico para visita o site que mantém o acervo da Atlântida Cinematográfica, a empresa produtora das comédias de Oscarito e Grande Otelo e das chanchadas dos anos 50. O inestimável patrimônio está sob cuidados do grupo Severiano Ribeiro.



Caramelo, o axé de Lucy Alves.

Lucy Alves, a outrora menina da banda Clã Brasil, torna-se mulher, deixa de lado momentaneamente a sanfona e entra para o circuito do gênero chamado "axé", mais carnavalesco e comercial. Mas ela é diferenciada das concorrentes "emperequetadas". É mais suave, mais delicada, e até mais bonita. E não podemos nunca esquecer que ela é acordeonista de primeira, herdeira do som de Sivuca e Dominguinhos. Enfim, o axé dela é melhor do que o axé das outras.



Cannes Lions 2015.

Teve início esta semana o maior e melhor festival de publicidade do mundo.

Um chorinho para o sábado. Grupo Água de Vintém.

O Grupo Água de Vintém é de de Piracicaba, SP. O choro aqui interpretado é Jabá com Jerimum, de Pedro Amorim. O instrumento de solo da interpretação é o violão tenor, que Jacob do Bandolim chamava de "violinha". E o Água de Vintém, sem favor nenhum, é um dos melhores grupos de choro do Brasil.

"Choro aka chorinho" is a typical brazilian rhythm that appeared in Rio de Janeiro in the late nineteenth century.

 

Demônios da Garoa. Exagerado.

O primeiro disco solo de Cazuza completa 30 anos. Neste clipe, todo o carioquismo do compositor é transposto para o estilo paulistano clássico do grupo Demônios da Garoa.


Fotojornalismo. O ataque em Charleston.

Galeria Boston Globe.


Mulher ora na Emanuel AME Church (David Goldman/Associated Press).

Há 200 anos ocorria a batalha de Waterloo, com a derrota de Napoleão.

Em 18 de junho de 1815, depois de aterrorizar a Europa na virada dos séculos XVIII e XIX, Napoleão Bonaparte foi derrotado pelo britânico Duque de Wellington, na batalha de Waterloo, em território belga. Neste clipe, com imagens da série de TV que tem Christian Clavier como Napoleão, foi inserida a canção da banda Coldplay, Viva la Vida, que imagina o imperador no exílio da ilha de Elba. Legendas em português. 




Os 65 anos do Maracanã, Ary Barroso e Tabatha Fher.

O radialista e compositor Ary Barroso, campeão de votos para a câmara de vereadores do Rio de Janeiro em 1946, passou a articular entre seu público e o poder municipal, promovendo campanhas e pesquisas para a identificação do local da construção do estádio, que seria inaugurado na Copa de 1950. A atitude lhe valeu o apelido de "vereador do Maracanã".

Tabatha Fher e "Morena Boca de Ouro", de Ary Barroso. 


65 anos do Maracanã.

Inaugurado para a Copa de 1950, o mais conhecido templo do futebol brasileiro completa 65 anos. Clique na foto para acessar o site oficial.



Fotojornalismo. Refugiados na fronteira da Síria com a Turquia.

Série de fotos retrata o desespero de milhares de sírios e iraquianos que tentam entrar na Turquia para fugir do EI. Galeria TheAtlantic.


 Garota síria tenta passar ilegalmente pela cerca da fronteira Síria/Turquia, em Akçakale, província de Sanliurfa, em 14 de junho de 2015 (Bulent Kilic/AFP/Getty Images).

O Rio de Cazuza.

Bonito filme da TV UOL mostra os locais onde Cazuza circulava. A trilha é o próprio Cazuza cantando O Mundo é um Moinho, de Cartola.


Nu jazz. Banda Jazzanova.

Habituado ao conceito clássico do jazz, confesso que tenho certos preconceitos quando um novo estilo é apresentado como de sua origem. Assim é com o tal "nu jazz", mistura de pop, samba, bossa nova, música eletrônica e... jazz. Leio por aí que a vanguarda do estilo encontra-se na Alemanha. Pois bem, a banda Jazzanova é de Berlin. Ruim não é. A banda é boa. O som é fusion mas tem personalidade. Mas jazz não é.




Salsa cubana tradicional. Família Valera Miranda.

Gosto do som cubano tradicional. Foi a partir de Cuba que a maioria dos ritmos envolventes como o bolero, a rumba e especialmente a salsa espalharam-se pelo Caribe. Vale acrescentar que este post não tem nenhum ranço ideológico. Não tenho vinculação ideológica nenhuma com o castrismo. Gosto da música cubana pré e pós revolução. Há artistas geniais que deixaram Cuba e que eu gosto, como Paquito D'Rivera, Arturo Sandoval, Celia Cruz, Orquestra Sonora Matancera, e também os que ficaram, como Omara Portuondo e Compay Segundo, ou ainda muitos artistas atuais que estão por lá. A banda Familia Valera Miranda é um dos grupos mais tradicionais de Havana.

 

Troféu HQMIX.

Edibar concorre no quesito webtiras.



CEF estabelece programa de investimentos no museu Casa de Cora Coralina.

O museu Casa de Cora Coralina, antiga residência da poeta Cora Coralina, na cidade de Goiás, receberá investimentos de 290 mil, efetivados pela Caixa Federal. É curioso notar que o valor é bem menor do que os investimentos que a Caixa coloca na máfia do futebol para sustentar Corínthians, Flamengo e outros. Clique na foto e visite o site oficial do museu. Você pode passear virtualmente, ou apenas assistir e ouvir a declamação de poemas. 



A morte de Anthony Riley.

O cantor de rua da Philadelphia, Anthony Riley, participante da última edição do The Voice, morre aos 28 anos, por aparente suicídio. Riley foi encontrado morto em seu apartamento. Tinha voz interessante e talento evidente.

 

Lançamento de biografia não autorizada de Geraldo Vandré.

O jornalista Vitor Nuzzi lança biografia não autorizada do compositor Geraldo Vandré, que retirou-se da vida artística depois de grande sucesso nos festivais dos anos 60. Como você encara biografias não autorizadas? Homenagem? Exploração? Certamente Vandré é personalidade instigante sobre quem muito há para dizer. Há verdades conhecidas e especulações. 

"Eu vou levando a minha vida enfim
Cantando e canto sim
E não cantava se não fosse assim
Levando pra quem me ouvir
Certezas e esperanças pra trocar
Por dores e tristezas que bem sei
Um dia ainda vão findar."
(Geraldo Vandré)


Diogo Assen canta Aldir Blanc em Barcelona.

Este vídeo tem alguns aspectos bem interessantes. Antes de tudo, leva a música do carioquíssimo Aldir Blanc a Barcelona. O Bêbado e a Equilibrista é o emblemático hino da redemocratização do Brasil, sucesso de Elis Regina. Depois, destaca o bom cantor Diogo Assen, que é maranhense mas vive em Barcelona. É a Música Popular Brasileira (MPB) exibindo-se com qualidade no exterior. 




Cristo Redentor.

O site TripAdvisor menciona o Cristo Redentor como o melhor atrativo turístico do Brasil e o 9º do mundo. O projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa teve como mestre de obras o italiano de origem judaica Heitor Levy, que morou por cinco anos no alto do Corcovado, enquanto duraram as obras. Na foto, operários comemoram a finalização e a colocação da cabeça, em 1931.



Cristo Redentor, Rio de Janeiro.

A estátua é eleita pelo TripAdvisor como o melhor ponto turístico do Brasil e o 9º do mundo. Ela é, inegavelmente, o símbolo mais conhecido do país. É a nossa cara imediata. Eu a acho magnífica desde criança, quando a via iluminada da sacada de um apartamento em Botafogo. O Rio visto por ela, ou através dela, não possui problemas. A imagem é onírica. Feita em pedra sabão, com 30 metros de altura e instalada a 700 metros acima da cidade, no topo do morro do Corcovado, foi inaugurada em 1931. É administrada pela igreja católica (arquidiocese do Rio de Janeiro), que a chama de "santuário do Cristo Redentor". Neste vídeo bonito, o sobrevoo com uma aeronave pilotada por rádio controle (RC).

 

Site Oficial do Cristo Redentor