Carta de Fernando Pessoa ao amigo Adolfo Casais Monteiro

Carta de 1935 onde o poeta português Fernando Pessoa esclarece a origem de seus heterônimos. O escritor, poeta e crítico literário português Casais Monteiro, que opunha-se à ditadura de Salazar, exilou-se no Brasil em 1954 e morreu em São Paulo em 1972.  Clique no desenho para acessar. 

Choro de Jacob do Bandolim executado nos Estados Unidos

Noites Cariocas, de Jacob do Bandolim, nos Estados Unidos.  Wheeler Theatre em Port Townsend, Estado de Washington. Jovino Santos Neto (piano), Eduardo Neves (flauta), Alexandre Lora (pandeiro), Douglas Lora (vilão 7 cordas), Dudu Maia (bandolim 10 cordas) e Anat Cohen (clarineta). O grupo é de primeira. 


Entrevista com o filho de Audrey Hepburn

Nascida na Bélgica, filha de baronesa holandesa com banqueiro britânico, Audrey Hepburn viveu na adolescência as dificuldades impostas pela Segunda Guerra Mundial. O ator e diretor Octavio Caruso conversa com o filho dela, Sean Hepburn Ferrer, que conta alguns aspectos pouco conhecidos da vida da atriz.



Grace of Monaco.

Produzido e exibido ano passado em Cannes, fala da tentativa de De Gaulle de invadir Mônaco nos anos 60. A princesa Grace Kelly interviu, abrindo crise com o marido. Dizem que mais para defender lobbies americanos do que por amor a Mônaco. E fala do ciúme de Rainier quando ela quis voltar a Hollywood para interpretar Marnie, com Hitchcock. Não voltou e deixou o papel para Tippi Hedren. O filme menciona ainda Maria Callas e Onassis, amigos de Rainier e casal top da época. Aí está um filme que deve valer a pena. Nicole Kidman em papel desafiador. O aspecto pessoal de Grace atrai mais do que o aspecto político. O próprio nome já indicava, "Grace", graça, abrasileirando, chuchu. Estreia no Brasil em julho.

Eu sobrevivi a um atentado contra minha vida. Não tenho medo de uma atriz (Charles De Gaulle).




Perpetuum Jazzile canta ABBA a capella.

Dois marmanjos feios, duas gatinhas que cantavam bem e arranjos originais feitos pelos dois marmanjos feios. Isso era o grupo sueco ABBA. Não eram gays nem australianos, como ficou mitificado depois do filme Priscila a Rainha do Deserto. E a celebridade do ABBA chegou a ser comparada aos Beatles. Este coral é esloveno. Achei bastante interessante as interpretações a capella.

 

Propaganda. Teaser do One World Observatory.

Vai ser aberto ao público na sexta-feira, dia 29, o observatório com visão panorâmica de 360º do novo World Trade Center, agora chamado One World Trade Center.

 

Chico Buarque. Canja no bar Semente, Lapa, Rio de Janeiro.

Semana passada, mais uma canja, bem de perto, para os que estavam por ali.  

 

Curta-metragem. Gift.

O filme é uma campanha da empresa Zoetis. Fala sobre adoção e abandono. Não posso comentar mais nada para não cometer spoiler e estragar a surpresa do fim. É emocionante.

 

Piazzolla interpretado com sabor caribenho.

A banda de Zaccai Curtis e a cantora Natalie Fernandez, de Puerto Rico, interpretam Adios Nonino, de Piazzola, com a letra de Eladia Blázquez. Arranjo diferenciado, sabor caribenho, utilizando congas e metais. Trata-se de leitura para mim inédita e bonita de Piazzola e Eladia, dois ícones argentinos. Tremendo gol de placa.




A Ferrari e a Mille Miglia 2015. Da Roma a Brescia.

Da década de 1920 à de 50, a Mille Miglia era uma corrida de rua pra valer. Os carrinhos andavam a toda. Após grave acidente na década de 50, que vitimou vários espectadores na lateral da pista, as corridas de rua foram proibidas. Havia outras, mas a Mille Miglia era a mais carismática. Hoje é apenas um evento comemorativo.




Elis Regina para programa de TV da Alemanha, em 1972.

Nos próximos dias 23 e 24 de maio acontecem os shows Elis 70 anos, no Anhembi, em São Paulo. 







Transporte de órgãos com Lamborghini.

A Polizia di Stato da Itália, o órgão de segurança pública que tem muitas atividades, e uma delas é a de perseguir a máfia, o que não é fácil, também presta serviços à comunidade e transporta órgãos humanos para transplante. O diferencial é que o transporte é feito em Lamborghinis. Chega mais rápido.



19 de maio de 1962. O famoso Happy Birthday de Marilyn Monroe.

Faz 53 anos que Marilyn Monroe deu o que falar no Ginásio do Madison Square Garden, em Nova York, ao cantar o Parabéns pra Você para Kennedy. Ela morreria três meses depois em situação até hoje mítica, e ele também seria assassinado no ano seguinte em condições ainda mais míticas. Um dos mitos nunca provados é o de que ela estaria sendo agenciada a ele, um pegador priápico, por Sinatra, representante da máfia. 



Billboard Music Awards 2015. Lista de vencedores

Como a Billboard tem a tradição de abordar sucessos e paradas, não se vê nada de especial no prêmio dela. Nomes como Taylor Swift, Justin Bieber, etc., não me dizem nada. Mas fica aí o registro.




Propaganda. Asociación Amigos de los Bomberos Voluntarios do Peru

Interessante este filme da Asociación Amigos de los Bomberos Voluntarios do Peru. Como o serviço de bombeiros no Peru é voluntário, eles precisam fazer campanha para arrecadação de donativos. A propaganda brinca com a ideia de que striptease de bombeiros, a fantasia de mulheres e chegados que frequentam shows do gênero, podem se tornar realidade.

 


Propaganda. 70 anos da TAP Air Portugal.

Quando comemora 70 anos de existência, a companhia aérea estatal portuguesa TAP está sendo ameaçada de privatização. É o início do fim. Mesmo que seja adquirida por grupo forte, como a AZUL, de David Neeleman, que já anunciou ter interesse, a TAP perderá o espírito lusitano. E isso significa perder quase tudo. 



Animação coreana. Mom (Mamãe).

Animação sul-coreana muito bonita e delicada que fala sobre o amor de mãe. O desenvolvimento é lento mas a música e o roteiro prendem a atenção. Na Coreia existe o costume das mulheres deixarem a casa da mãe e irem para a casa do marido, resultando rupturas.




Joey Alexander, novo fenômeno do jazz.

O menino indonésio de apenas 12 anos, Joey Alexander, é a novíssima sensação do jazz. Trazido aos Estados Unidos e patrocinado por Wynton Marsalis, o garoto já está ganhando ares de estrela. O talento dele impressiona. A sonoridade chega perto de um Chick Corea, mas com 60 anos a menos. Um simples menino e com esta completude como pianista de jazz realmente surpreende. Mistério divino. Notem que não se trata de prodígio cafona de programa de TV estilo Got Talent. Ele tem pleno domínio de uma arte sofisticada. 




Dayme Arocena, a nova diva do jazz.

É cubana e tem apenas 22 anos. Realmente um show.


Tony Awards 2015. A peça Fun Home e a menina Sidney Lucas.

A peça Fun Home, baseada no livro autobiográfico da cartunista lésbica americana Alison Bechdel, que conta o relacionamento com a família e especialmente com o pai gay enrustido, está indicada para doze prêmios no Tony Awards, o Oscar do teatro americano. A menina Sidney Lucas, 11, que faz a protagonista na fase pré-adolescente e está indicada para melhor atriz em musical, não é um fenômeno como cantora, embora não cante mal, mas como atriz demonstra talento precoce.




Tony Awards Official Web Site

The Mariachi Divas de Cindy Shea. Mirando Hacia Arriba.

Clipe animado do grupo feminino Las Mariachi Divas. Está crescendo o número de bandas femininas no gênero mexicano dominado por homens. Lideradas pela loira Cindy Shea, The Mariachi Divas, baseadas em Los Angeles, são pioneiras e já ganharam Grammy. É trabalho comercial mas simpático e cheio de ritmo. Destaque especial: a vocalista Rosalie Rodriguez.



40 anos da NIAF (National Italian American Foundation).

Em 1975, a comunidade italiana dos Estados Unidos, com a intenção de promover e incentivar o relacionamento comercial e social entre a Itália e a América, e especialmente refazer a imagem desgastada e difamada devido a minoria dedicada ao crime organizado, criou a NIAF. O Brasil tem colônia italiana mais numerosa do que os Estados Unidos, mas não tem instituição com a credibilidade e a força da NIAF. 



Los timbales.

É instrumento essencial para ritmos latinos. Com ele, o americano Tito Puente fez o nome. Neste vídeo, o percussionista portoriquenho Edwin Bonilla demonstra sua habilidade. 



Propaganda. Maserati Ghibli.

O carro mais classudo do mundo. 



Billboard. Os 30 artistas latinos mais influentes de todos os tempos.

Roberto Carlos e Tom Jobim são citados na Billboard entre os 30 mais influentes artistas latinos de todos os tempos. Há algumas bobagens, mas há gente de respeito. Destaco ainda Célia Cruz, Carlos Santana, Carlos Gardel, Trio Los Panchos, Maestro Perez Prado, Rubén Blades, Tito Puente e Willie Colon.

Clique na foto para ver a lista completa no site Latinlife.



The Overtones. Jersey Boys style. Can't Take My Eyes Off You

Gostei deste clipe. Grupo inglês The Overtones e o sucesso single mundial de Franckie Valli de 1967. É sempre bom lembrar que algum tempo antes deste super hit, em fins dos 50 e primeira metade dos 60, Franckie Valli, nome artístico de Francis Castelluccio, fez muito sucesso com mais três amigos de New Jersey, Nick Massi, Tommy DeVito e Bob Gaudio, com o grupo The Four Seasons. Quando Valli gravou Can't Take My Eyes Off You, autoria de Gaudio, o grupo já havia se desfeito por intrigas internas e dívidas feitas por DeVito. É um sucesso single de Valli, portanto, mas o The Overtones resgata o estilo do Four Seasons. 





Choro. Grupo Água de Vintém.

Choro tradicional bem executado. O grupo Água de Vintém é de Piracicaba, SP. Neste vídeo com ótima resolução de áudio, detalhe importante para o choro, o Água de Vintém interpreta Buliçoso, do compositor piracicabano Sérgio Belluco.





Site oficial do grupo Água de Vintém

Vencedores do Billboard Latin Music Awards 2015.

A premiação ocorreu dia 30 de abril. Bobagens dispensáveis foram os grandes destaques. Romeo Santos, Henrique Iglesias e porcarias mexicanas. A premiada que merece alguma menção é a cantora espanhola Natalia Jimenez, vencedora do prêmio revelação. É bonita. Vale destaque também a apresentação de Jennifer Lopez (J.Lo), linda, como sempre. Ela homenageou o fenômeno texano, a cantora Selena Quintanilla, assassinada em 1995, aos vinte e quatro anos, por sua secretária particular, Yolanda Saldívar, quando foi tomar satisfações acerca de desvios de dinheiro. Yolanda cumpre prisão perpétua porque nos Estados Unidos, ao contrário do Brasil, ninguém faz besteira de graça.

Natalia Jimenez: Creo en Mi.




Lista dos vencedores do Billboard Latin Music Awards

Carla Casarim canta Milton Nascimento.

Carla Casarim é revelação com muita qualidade. Sabe escolher repertório, tem presença, voz e ritmo. Carrega escola quase extinta de cantoras de grande talento, como Elis Regina e Claudia.