Fryderyk Chopin Piano Competition 2015

Aconteceu de 13 a 24 de abril a primeira fase do International Piano Competition, do Instituto Fryderyc Chopin. A segunda fase vem em outubro. É uma maratona de Chopin. Mais de oitenta competidores de alto nível. A maioria russos e asiáticos. O Chopin Piano Competition é um dos mais conceituados concursos de piano do mundo e acontece de cinco em cinco anos. A iniciativa é do Instituto Fryderyk Chopin, de Varsóvia, Polônia. Clique no logo para acessar o site. Tem informações e vídeos.



A última vencedora foi a russa Yulianna Avdeeva:

Yulianna Avdeeva. Chopin. Balada nº 1 Opus 23

Nem todo trombone é gafieira.

O trombonista da Filarmônica de Nova York, Joseph Alessi, toca Debussy (Claire de Lune) em Paris, com a Torre Eiffel ao fundo. 



Propaganda. Promart.

A loja de materiais de utilidades domésticas peruana Promart fez este filme ano passado. Não é novidade mas é muito bonito e vale a pena divulgar. A invenção do papai para a filha surda.

 

Vencedores do Tribeca Film Festival 2015

O principal vencedor foi o documentário Democrats, que fala da democratização do Zimbabwe. O documentário italiano Palio, sobre a tradicional corrida de cavalos de Siena, na Itália, venceu como melhor edição de documentários.




Win 2015 Tribeca Film Festival Awards (Hollywood Reporter full list)

Cinema. A Estrada 47.

Neste abril/maio/junho, quando completam 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial no cenário europeu, vale assistir A Estrada 47, filme de Vicente Ferraz que conta a história de quatro pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante o conflito, lutando em Monte Castelo, Itália. Acho obrigatório conferir. O trailer demonstra boa produção. Se o roteiro for bom, o tema emociona. É um pedaço da história recente do Brasil que pouquíssimos jovens conhecem e valorizam. Vinte e cinco mil brasileiros lutaram na Itália entre 1944 e 1945. A Itália estava em ruínas e os soldados brasileiros foram heróis por lutarem em território gelado e sem roupas adequadas. Quatrocentos e cinquenta e quatro não voltaram. E, entre os que voltaram, muitos padeceram de neuroses pelo resto da vida. Vale muito a pena divulgar isso. Torço para que o filme seja grandioso e resgate a história com beleza. Este trailer mostra a bonita imagem do soldado entoando "êêêêê boi...", o canto do sertanejo boiadeiro, e ouvindo o seu próprio eco à frente dos appeninos bologneses. Pré-estreia em São Paulo dia 28 de abril e em maio em circuito nacional. 

 

Samba paulista. Paulinha Sanches.

A cantora paulistana Paula Sanches tem como principais referências o samba de breque do malandro carioca Moreira da Silva, o Morengueira (1902-2000), e também a paulistana Isaurinha Garcia (1919-1993). E tanto quanto Isaurinha, Paula carrega o sotaque natural de São Paulo de maneira evidente. Neste vídeo, ela vai de Lupícínio.



ACM Awards. Miranda Lambert.

Ontem rolou a premiação do ACM Awards (Academy of Country Music). A loirinha bonita Miranda Lambert faturou o prêmio de melhor cantora. O prêmio está dentro da proposta que anda na moda nos Estados Unidos, a do country feminista. O gênero, antes dominado por machos toscos e mulheres submissas, agora se inverte.




The Official Academy of Country Music Website

Martin Fontaine, o melhor cover de Elvis Presley do mundo.

Martin Fontaine é canadense de Quebec. O show dele já impressionou Priscila, a filha de Elvis. Sem as caracterizações do espetáculo, ele não tem nada de Elvis, mas no show é imbatível. Esta semana estará em Las Vegas para a exposição Elvis Experience. O show de Fontaine é bem produzido e infinitamente melhor do que as caricaturas que rolam por aí. Elvis realmente quase revive e emociona fãs. 



Tribeca Film Festival. Trailer. Toto And His Sisters.

Está em andamento o Tribeca Film Festival, que vai de 15 a 26 de abril, em Nova York. Criado por Robert DeNiro após o ataque de 11 de setembro de 2001, tem conteúdo sócio-político e muitos documentários. Vai aí o trailer de um dos concorrentes, Toto And His Sisters, filme romeno em linguagem documental que conta sobre três irmãos pré-adolescentes abandonados em Bucareste depois da prisão da mãe como traficante.




Tribeca Film Festival

Lulu. Novo álbum Life Rhyme.

A cantora britânica Lulu lança novo trabalho. Ela ficou mundialmente famosa por duas ótimas trilhas de cinema, Ao Mestre com Carinho (To Sir With Love, 1967) e The Man With the Golden Gun, um Bond de 1974. 




Lulu e a trilha de The Man With the Golden Gun

Samba carioca. Luiza Sales.

Luiza Sales é um bom valor da MPB da nova geração. Ela lança CD com show no dia 26 de abril, no Solar de Botafogo, rua General Polidoro, Botafogo, Rio de Janeiro.

 

Max Raabe & Palast Orchester. Smoke Gets In Your Eyes.

Apresentação no Admiralspalast, em Berlim. O cantor alemão Max Raabe tem a proposta de reviver  o clima dos cabarés alemães de antes da ascensão do nazismo, época em que o jazz era popular na Alemanha. Hitler promoveu faxina étnica mas também cultural e o jazz foi proibido por Joseph Goebbels, o chefe da propaganda nazista, em 1935. Max resgata o tempo com talento e sofisticação. Smoke Gets in Your Eyes, apesar do sucesso alcançado pelo grupo vocal The Platters nos anos 60, foi composta por Gerome Kern nos anos 30, quando o nazismo surgia.


Romantismo com classe. Our Love is Here to Stay com June Kelley-Roy.

Our Love is Here to Stay, de George e Ira Gershwin, foi gravada por 100% do time bom de bola da história da música americana, como Ella Fitzgerald, Bilie Hollyday, Frank Sinatra, Nat King Cole, etc. Faz parte do musical An American in Paris, escrito na década de 30, que ganhou o Oscar em 1951 com filme de Vincent Minelli, estrelado por Gene Kelly e Leslie Caron, e que fala de americano veterano de guerra que resolve ser pintor em Paris e se apaixona por garota francesa. Encontrei este vídeo por acaso e gostei desta cantora. Ela parece ser amadora, mas tem boa voz e demonstra a beleza da canção com clareza. Todos os músicos envolvidos possuem categoria. São onze minutos de boa música. O vídeo é de 2012 mas a canção o deixa atual, ou melhor, eterno.
 
Só lembrando: An American in Paris reestreou na Broadway este ano.


OSMC e Hércules Gomes tocam Radamés Gnattali

O excelente pianista capixaba Hércules Gomes e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas tocam Radamés Gnattali (1906-1988), importante compositor brasileiro do século XX. Vídeo de ensaio gravado na Praça Arautos da Paz, no Parque Taquaral, em Campinas. Som de primeira grandeza. A OSMC não tem mais a pegada midiática que tinha nos tempos do maestro Benito Juarez, mas é gostoso saber que ela continua atuante e com a qualidade irretocável.


Propaganda. Balas Mocinho.

Propaganda polêmica, ou não, que vem de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.  Senhora idosa dá uns pegas em rapazinho novo. Balas Mocinho, o sabor dos velhos tempos. 



Curta-metragem. Five.

Bonito filme dos americanos Daniel e Katina Mercadante (The Mercadantes) sobre ecumenismo e tolerância. Cinco crianças, cinco religiões. Ponto de destaque: a trilha sonora. Parece que tem um pouco de tudo, sonoridade asiática, africana e ocidental em uma música só. Muito bonita. Tentei descobrir de quem é, mas não há créditos. 



Joe Hisaishi e a London Symphony Orchestra.

Making of da gravação do álbum do compositor japonês Joe Hisaishi, Melodyphony, com a London Symphony Orchestra. Hisaishi é quem faz as trilhas para as fantásticas animações de Hayako Myiasaki, leia-se Estúdios Ghibli, como A Viagem de Chihiro, Oscar de animação de 2003. E a LSO é a orquestra das grandes trilhas de cinema. A LSO trabalha com o cinema desde a década de 1930. As participações dela são conhecidas, embora pouca gente saiba. Que eu me lembro agora, rapidinho: Indiana Jones, Star Wars, Superman (1978), Harry Potter, e por aí vai. 


Fotojornalismo. Quatro anos de guerra na Síria.

Fotos Getty Images para o The Atlantic.com. 


Garoto curdo sentado sobre tanque destruído na cidade de Kobane. 27 de março de 2015. Foto Yasin Akgul/AFP/Getty Image.

120 anos do cinema. Teaser da exposição Lumière no Gran Palais.

O cinema faz 120 anos. Os irmãos Lumière patentearam a invenção em 1895, vencendo a concorrência do americano Thomas Edson. O museu Gran Palais de Paris organiza exposição de maio a junho.



Back to Da Nang fifty years later.

Entre março e abril de 1965 os Estados Unidos entraram pra valer no conflito do Vietnam, com a marinha (marines) invadindo o Vietnam do Sul pela cidade de Da Nang. No vídeo, Da Nang em março de 2015.




Bateria. Walk the Walk. Omar Hakim.

Som instrumental moderno com destaque para o baterista americano Omar Hakim. Isso me lembrou, de certa forma, dos discos de bossa do Milton Banana, onde a bateria era o carro chefe. Omar é filho do trombonista Hasam Hakim, que tocou com Count Basie e Duke Hellington. Além da articulação com o jazz, é profissional requisitado no mercado fonográfico e já trabalhou para George Benson, Lionel Richie, Bruce Springsteen, Michael Jackson, Celine Dion, Mariah Carey e Madonna.



Música cubana. Grupo Buena Fe e as crianças da escola La Colmenita

O duo cubano Buena Fe acompanha os sonhos das crianças das escolas La Colmenita e Escuela Elemental de Música Manuel Saumell. A dupla Buena Fe, de Guantánamo, é formada por Israel Rojas e Yoel Martínez.



Guitarra de Celso Moreira.

Excelente som do mineiro Celso Moreira. Um Joe Pass à brasileira. Vale a pena divulgar.



Jazz. Harmônica. Grégoire Maret.

Eu sempre fui, sou e serei tiete do belga radicado nos Estados Unidos, Toots Thielemans, que gravou com nomes consagrados do jazz e da MPB. Mas ele está muito velhinho e não toca mais. Praticamente órfão, passei a pesquisar, tentando encontrar algum novo valor à altura. O suíço Grégoire Maret é um nome a ser observado.


A banda dos velhinhos sobreviventes do holocausto.

Curta do jornal The New York Times. Eles são nonagenários e vivem na Flórida, Estados Unidos. Tocam em casamentos, batizados, bar mitzvahs e enterros de sogra.